Óleos essenciais podem causar alergia?

Existe nas mídias sociais a disseminação de uma informação errônea ou, no mínimo, incompleta de que os óleos essenciais puros não causam alergia. No entanto, essa fala sozinha ignora muitos aspectos sobre os óleos essenciais e, muitas vezes, tem intuito de manipulação comercial para poder vender produtos de determinadas marcas.

A pureza dos óleos essenciais é uma qualidade importante para assegurar sua eficácia terapêutica e a segurança dos usuários desses produtos. Um produto adulterado não conseguiria cumprir funções psicoemocionais, nem seria eficaz em suas propriedades farmacológicas. Além disso, poderia causar reações inesperadas, como sensibilização dérmica.

Mas, o fato de óleos essenciais causarem reação dérmica também pode ter outros motivos, tais como: óleos essenciais já oxidados, óleos essenciais naturalmente dermosensibilizantes (como canela, cravo, orégano e tomilho) ou mesmo uma reação alérgica.

Existe uma lista internacional de compostos químicos presentes em extratos naturais que são potencialmente alergênicos. Alguns desses compostos são: linalol, limoneno, citral, geraniol, citronelal, entre outros. Essas substâncias são muito alergênicas quando isoladas e mesmo estando dentro da composição química natural de óleos essenciais, ainda assim podem causar sensibilização dérmica.

Os compostos acima estão presentes em diversos óleos essenciais, que inclusive são considerados suave para a pele e de uso bastante seguro, como é o caso dos OE de Lavanda, Tangerina e Gerânio. Entretanto, ter esses compostos não quer dizer que esses óleos essenciais irão certamente causar alergia para todos que usarem. O que ocorre é que, embora seja pouco frequente, algumas pessoas têm naturalmente uma resposta alergênica às moléculas citadas. É apenas nesses casos que a pessoa pode manifestar sintomas como coceiras, vermelhidão ou ardência quando em contato com esses óleos essenciais.

Mas atenção, mesmo que você não tenha tido nenhuma reação alérgica a esses compostos moleculares até o momento, existe o risco de a alergia ser desenvolvida caso faça uso excessivo e de forma muito concentrada dos óleos essenciais na pele. Por isso, respeite sempre a primeira e maior lei da aromaterapia: diluir sempre os óleos essenciais antes de aplicá-los na pele. Também evite diluir em quantidade acima de 5% – para o uso seguro, utilize um máximo de 12 gotas para cada 10ml de óleo carreador – mesmo no caso de óleos essenciais considerados seguros para aplicação na pele.

Além disso, é possível sempre fazer um teste de sensibilidade para garantir que você ou seus familiares não irão ter uma reação alérgica. Para isso, aplique uma quantidade pequena do óleo essencial já diluído na área interna do cotovelo e espere por 1 hora. Caso não sinta sintomas de vermelhidão ou coceira, pode utilizá-lo com segurança em áreas maiores do corpo. Em caso de sensibilização, interrompa o uso desse óleo essencial.

Os óleos essenciais da Via Aroma trazem no rótulo da embalagem a indicação dos compostos químicos potencialmente alergênicos que estão presentes de forma natural em seus óleos essenciais. Prezamos pela segurança de nossos clientes e pela clareza na divulgação de informação dos nossos produtos.

Tem dúvidas sobre um óleo essencial específico? Entre em contato conosco!

Acompanhe nossas redes sociais!

10 comentários em “Óleos essenciais podem causar alergia?

Adicione o seu

  1. Boa noite, o óleo de melaleuca pode dar alergia? comecei a usar no umidificador ultrassónico e percebi uma coceira no rosto e uma pequena lixa no queixo.
    Não tinha percebido que podia ser o óleo, até que fiz uma máscara de argila preta e duas gotas do óleo agora estou com o rosto todo empolado e coçando.
    (Óleo Essencial 10ml – Tea Tree – Via Aroma) Comprei esse.

    Outra pergunta, pode misturar ao Blend de Óleos Essenciais 10ml – Hora de Dormir e o Tea Tree, estava usando os dois no umidificador.

    1. Olá, Mara! Os óleos essenciais são compostos químicos 100% naturais e podem causar alergias ou irritação, dependendo do seu organismo. Neste caso, recomendamos que interrompa o uso e consulte um médico para verificar possíveis alergias.

      Na máscara de argila, pelo rosto ser uma pele bastante sensível, recomendamos que use 1 gota de óleo essencial para 1 colher (sopa) de argila.

      O Blend Hora de Dormir já é uma mistura de 3 OE (Camomila romanda, Lavanda e Funcho), então cuidado para não misturar muitos e ocorrer uma superdosagem no organismo 😉

  2. Coloquei óleo essencial de capim cidreira no quarto do meu filho, com poucas horas o olho dele estava super vermelho e inchado e com coceira. Será que usei demais?

    1. Olá, Cicera. Nossa indicação para uso no Aromatizador Elétrico é de 5 gotas de OE + 10 gotas de água. Em caso de sensibilização, recomendamos que interrompa o uso e busque atendimento médico caso os sintomas persistam. Um abraço!

  3. Faço uso de uma mistura de oleos essenciais no meu filho há cerca de 3 anos para concentração e calma. Ele sofre muito de rinite alérgica há mesma quantidade de anos que coloco os oleos. Há uns dias ocorreu-me se poderia a alergia dele estar a ser causada pelos oleos e parei para testar. Os oleos são colocados na pele e estão diluídos na quantidade certa para a idade dele. Não fazem qualquer reacção na pele. É possível que possam provocar sintomas de rinite? Quantos dias me aconselha a parar? Estamos no terceiro dia sem oleos, parece estar mais calma a alergia mas ainda tem alguns sintomas. Obrigada

    1. Olá, Ana. Tudo bem? A aromaterapia é uma ferramenta incrível para nos ajudar com muitas questões, inclusive alergias na pele e respiratórias. Porém, lembre que as crianças são um público de exceção: nem todos óleos são permitidos, e as dosagens de uso são menores. Recomendamos que consulte um aromaterapeuta e/ou seu médico pediatra para lhe dar recomendações corretas. Um abraço!

  4. Olá boa tarde. Comecei a usar essa semana o rollon nos meus filhos. O mais novo estou utilizando o calminha aí e o hora do soninho, porém no 3 dia de uso ele apresentou inchaço nos olhos ao vir da escola.
    Fiz o uso novamente do hora do soninho tanto o blend quanto o rollon e acordou mais inchado.
    O levei ao médico e foi diagnosticado como conjuntivite, porém o médico mal deu atencao ou olhou os olhos do meu filho. Tenho dúvida se pode ser uma reação alérgica, há possibilidade?

    1. Boa tarde, Nathalia! Em qualquer caso de sensibilização, mesmo que seja suspeita, recomendamos levar o produto ao seu médico, poi cada organismo pode ter reações diferentes ao mesmo óleo. Os alergênicos naturalmente encontrados nos óleos essenciais estão sinalizados no rótulo.

  5. Eu tenho asma, e coloquei 10 gotas do melaleuca no meu creme facial, depois disso sempre estou em crise asmática? Será que é o óleo? 😨

    1. Olá, Lucimara. Nossa indicação para uso de óleo essencial no rosto é a diluição de 0,5% a 1%. Você deve usar apenas 1 a 2 gotas do óleo escolhido para 10g/ml de base carreadora e misturar bem antes de aplicar. Como você já usou uma superdosagem, recomendamos a pausa no uso e a consulta com um aromaterapeuta para usos futuros. Abraço!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Via Aroma Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading