Óleos essenciais são hidratantes?

Muitas vezes, encontramos em sites ou posts nas redes sociais a recomendação de uso de óleos essenciais para hidratar a pele. No entanto, essa informação que é passada de forma simplista com o intuito de informar que os óleos essenciais são capazes de beneficiar peles naturalmente secas ou ressecadas, tem alguns erros que são importantes pontuar e desmistificar.

É bom esclarecer logo: os óleos essenciais não são hidratantes. Antes de se indignar, calma que a vamos explicar. A hidratação da pele diz respeito à presença de água nas células cutâneas. Essa hidratação depende de fatores internos, como a ingestão adequada de água, e externos, como o uso de produtos à base de água. Também, é importante o cuidado para que as células estejam íntegras e sejam capazes de conservar a presença dessa água que o corpo está recebendo.

A partir desta perspectiva, nem mesmo alguns óleos vegetais ou manteigas são de fato hidratantes, mas sim geram uma ação de hidratação no organismo. Na verdade, elas são emolientes (previne a perda de água) e nutritivos. Devolvem a oleosidade natural que protege a pele (inclusive contra a desidratação) e a nutrem para que ela se mantenha saudável e diminua o risco de se desidratar. Por esse lado, esses produtos protegem a hidratação da pele e se tornam “hidratantes” por um ponto de vista comercial.

A hidratação, de fato, só ocorreria se esses produtos lipídicos (manteigas e óleos vegetais) fossem manipulados conjuntamente com água e a ajuda de outros aditivos que permitissem uma base mista, que cumpre tanto a função de nutrir e hidratar. Esse é o caso do nosso Creme Hidratante Base, que além de tudo tem um blend de 8 óleos que hidratam e reparam a pele. Outra forma de conseguir hidratação externa da pele é com uso de outros produtos à base de água que fazem essa reposição para a pele, assim como no uso do Gel Hidratante Base, com textura em gel e não pegajosa e super hidratante por sua composição com extrato de aloe vera.

Apesar de ficar claro que os óleos essenciais não fornecem hidratação direta para a pele por si só, isso não quer dizer que eles são ineficazes em contribuir com a hidratação cutânea. Muito pelo contrário! Embora eles não forneçam água para a pele, sua atuação por outros mecanismos auxilia na redução de perda da água e numa melhor conservação da hidratação.

Além disso, os óleos essenciais são capazes de promover regeneração celular, reconstituindo a camada lesionada que pode perder água mais facilmente. Eles também equilibram o funcionamento celular pela regulação de canais de sódio e potássio que influem nas trocas hídricas da célula com o meio ambiente. Têm capacidade de estimular a produção lipídica natural da pele, assim como de outros componentes importantes para a regulação da saúde cutânea, como é o caso do colágeno. Também têm ação antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, um sintoma muito associado à perda de hidratação.

Desta forma, por mais que os óleos essenciais não sejam capazes de hidratar a pele, eles têm atuação benéficas e de grande importância para a manutenção da hidratação. Seus efeitos são comprovados cientificamente em comparações de produtos sem a adição de óleos essenciais e produtos com a adição de óleos essenciais. Alguns óleos como Lavanda (Lavandula angustifolia), Gerânio (Pelargonium graveolens), Bergamota (Citrus bergamia), Vetiver (Vetiveria zizanioide), Cedro do Atlas (Cedrus atlantica), Ylang Ylang (Cananga odorata) e Camomila Romana (Anthemis nobilis) são comumente nomeados como hidratantes, justamente por terem os mecanismos de ação citados acima que contribuem para a melhora dos aspectos de peles ressecadas ou secas.

Portanto, se você está em busca de uma pele nutrida, hidratada e saudável, não deixe de experimentar a associação dos nossos óleos essenciais com as Bases Neutras Via Aroma. Assim você conseguirá, verdadeiramente, cumprir com todos os passos necessários para uma pele bonita, viçosa e saudável.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: