Propriedades dos óleos essenciais extraídos de resinas

Elemi, mirra, olíbano, copaíba e benjoim: o que esses óleos essenciais têm em comum? Se você pensou na extração, já acertou: todos eles são óleos essenciais extraído de resinas. Neste post, vamos falar sobre algumas propriedades dos óleos essenciais extraídos de resinas e suas características singulares. Vem saber mais!

Tradicionalmente, esses óleos essenciais são utilizados por povos primitivos, sendo alguns dos óleos mais antigos na história dos aromas naturais. Mirra, olíbano e elemi, por exemplo, eram utilizados nos processos ritualísticos religiosos e de embalsamamento no antigo Egito. A copaíba, por sua vez, é utilizada tradicionalmente pela população indígena da América do Sul há séculos.

Óleo Essencial Olíbano Via Aroma e Hidratante Facial Basic Via Aroma. Todos direitos reservados.

Todos os óleos nomeados aqui são extraídos de resinas – uma espécie de secreção formada por certos tipos de árvores. Por esse motivo, conservam um aroma amadeirado de fundo, ainda que outras notas aromáticas complementam o buquê aromático desses óleos. Para obtenção dos óleos essenciais, as resinas podem passar por processo de destilação, ou com o uso de solvente, sendo depois purificados.

Características dos óleos essenciais resinosos

Além disso, os óleos resinosos costumam ser mais densos quando comparados a outros óleos essenciais. Isso quer dizer que eles têm uma maior viscosidade. Portanto, tem uma absorção mais lenta na pele, além de não volatilizar com facilidade.

Logo, em um blend de óleos essenciais os resinosos tendem a ser os últimos que você irá perceber aromaticamente, pois suas moléculas pesadas têm mais dificuldade de se difundir no ar. No entanto, esse mesmo fator garante a maior durabilidade do seu aroma, que se perpetua por mais tempo, quando comparados aos óleos de densidade mais leve. Assim, Olíbano, Elemi, Benjoim e outros, são muito utilizados como fixadores de perfume.

Confira: receita de difusão com óleo essencial de olíbano para renovar as energias.

Propriedades dos óleos essenciais extraídos de resinas

Os óleos essenciais resinosos também compartilham uma série de propriedades, graças às moléculas de classes bioquímicas que eles têm em comum. Estes óleos essenciais são ricos em sesquiterpenos, componentes com ação anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana, antitumorais, ansiolíticas e imunoestimulantes.

Além disso, outras propriedades dos óleos resinosos também podem atuar como poderosos cicatrizantes, antioxidantes e regeneradores celulares. Por conta disso, são bastante indicados não apenas para tratamento de feridas, mas na cosmética facial. Isso mesmo, você pode usá-los para melhorar da aparência da pele e de sinais de idade, além de prevenir novas marcas de envelhecimento. Não é à toa que faziam parte dos cuidados de beleza da própria Cleópatra!

Veja também: Como diluir óleos essenciais

Óleo Essencial Elemi Via Aroma. Todos direitos reservados.

Para além das propriedades físicas destes óleos essenciais, vale ressaltar que seus aromas apresentam efeitos relaxantes, sedativos, ansiolíticos e antidepressivos. Desta forma, você pode usá-los durante meditações – são os melhores óleos para induzir a calma necessária para meditar, ou mesmo durante uma prática de ioga.

Por fim, os óleos extraídos de resinas são tradicionalmente usados desde a antiguidade e se perpetuam ainda nos dias atuais, seja na forma de óleos aromáticos, seja na queima direta das resinas, como acontecem em templos e igrejas de diversas religiões.

E você, já conhece esses óleos essenciais tão nobres e ricos em propriedades?


Quer ficar por dentro das novidades?

Acompanhe nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Via Aroma Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading