Uso de óleos essenciais na cosmética facial

Um dos usos mais comuns que vemos para os óleos essenciais na cosmética está ligado à sua utilização como ativos na composição de cosméticos faciais. A grande variedade de potenciais de ação benéficas para a pele é capaz de beneficiar diferentes perfis, como pele seca, oleosa, envelhecida, com acne, manchas, rosáceas, entre outras questões. Desta forma, os óleos essenciais passam a ter uma função dermocosmética funcional, sendo coadjuvante ou mesmo protagonista na melhora da saúde e da aparência da pele.

No entanto, obviamente os óleos essenciais não podem ser utilizados puros nos tratamentos cosméticos. Sempre precisam ser diluídos em bases carreadoras, além de poder ser parte de composições mais elaboradas que contenham outros recursos, também utilizados na aromaterapia, como é o caso de óleos vegetais, géis, vitaminas, argilas, entre outros. Cada um desses componentes tem suas próprias potencialidades que, em conjunto com os óleos essenciais, poderão atender melhor a necessidade de cada pele.

Montar um protocolo de cuidados com a pele utilizando a aromaterapia não é difícil e na internet temos acesso a dezenas de receitas para séruns, cremes, máscaras e até esfoliantes. Contudo, é importante salientar que nem sempre essas receitas são desenvolvidas por profissionais ou pessoas que tenham consciência do uso seguro dos óleos essenciais. Quando abordamos a utilização de óleos essenciais na cosmética facial, principalmente, esse cuidado precisa ser redobrado.

A pele do rosto é mais delicada, bastante vascularizada e pode se sensibilizar com mais facilidade. Por isso, em relação ao uso de óleos essenciais, é necessária uma adequação na dosagem utilizada e a consciência de que não são todos os óleos essenciais que podem ser usados para cuidados faciais. Óleos essenciais ricos em aldeídos, cetonas e fenóis precisam ser evitados sempre.

Em relação à quantidade de óleo essencial a ser diluída, as referências de qualidade técnica sempre recomendam que a dosagem para aplicação facial permaneça entre 0,5% e 1,5% (confira nossa tabela de diluição completa). Esses valores devem ser respeitados independentemente do tamanho da área aplicada, pois reduzem significativamente o risco de reações indesejadas imediatas. Além disso, como o uso de cosméticos é de longo prazo, a utilização de grandes dosagens diminui as reações de sensibilização que podem se desenvolver com o tempo e gerar quadros preocupantes.

Lembre-se sempre que não existem milagres no uso de qualquer produto. Tentar forçar resultados rápidos pode trazer consequências que irão atrasar ainda mais o seu processo. Com calma, você pode usufruir todos os benefícios que a aromaterapia aplicada à cosmética pode te oferecer. Em aromaterapia, menos é sempre mais. O investimento no processo de cuidado com constância e disciplina trará resultados surpreendentes e também duradouros, ainda que num prazo maior, com 60 ou 90 dias de uso.

Uma outra dica importante que vale ser pontuada é: faça alternância nos óleos utilizados, seja trocando-os para buscar objetivos diferentes, seja para trazer novas opções de princípios ativos para o mesmo objetivo. Essa alternância aumenta a efetividade do uso. Além disso, não é possível associar vários objetivos em uma mesma fase de tratamento. Então, se existem muitas demandas para cuidado em concomitância (como acne, manchas e oleosidade), tente escolher e atender um foco de cada vez, ou faça diferentes etapas de tratamento com séruns, máscaras, esfoliações, etc. Se você tem uma quantidade pequena de óleos essenciais que pode adicionar ao tratamento facial, não vale a pena dispersar o potencial de ação de um produto de tratamento adicionando óleos que não combinam para diferentes finalidades.

Quer saber mais como montar protocolos de cuidado com o seu rosto de forma segura, eficaz e simples? Baixe nosso e-book Receitas de cuidados faciais com óleos essenciais.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: