Como diluir óleos essenciais

Uma das principais regras da aromaterapia é diluir sempre os óleos essenciais ao aplicar na pele. Você tem dúvida sobre por que isso é importante, ou como diluir óleos essenciais de forma segura? Vem entender tudo sobre a diluição dos óleos e sua importância para o uso seguro desas substâncias tão preciosas.

  1. Por que diluir óleos essenciais?
  2. Como diluir óleos essenciais?
    1. Tabela de diluição de óleos essenciais
  3. Diluir óleo essencial para o rosto
  4. Diluir óleos essenciais para o corpo
  5. Diluir óleos essenciais para o cabelo
  6. Diluição de óleo essencial para crianças

Por que diluir óleos essenciais?

Primeiramente, na aromaterapia usamos os óleos essenciais para promover o bem-estar emocional através das suas propriedades terapêuticas. Além disso, esses frasquinhos 100% naturais têm efeitos que ajudam a amenizar sintomas físicos como dores e desconfortos. E sim, você pode usar na pele. Para isso, é muito importante diluir óleos essenciais em carreadores.

Antes de tudo, a diluição suaviza o contato do óleo essencial com a pele. Como eles são compostos altamente concentrados, é grande a chance de sensibilização da derme se usados puros sobre a pele. Nesse sentido, alguns OE são mais irritantes que outros e exigem ainda mais cuidado, como no caso dos óleos essenciais fotossensibilizantes.

De modo geral, é muito importante sempre diluir os óleos essenciais ao aplicar na pele ou mesmo nos cabelos. Além da questão da sensibilização ou irritação da pele, a diluição torna o processo mais eficaz, já que as bases neutras e óleos vegetais ajudam a pele a absorver as moléculas do óleo essencial antes que elas evaporem. Em seguida, vamos mostrar algumas opções de diluição.

Como diluir óleos essenciais?

A imagem mostra o Óleo Essencial Litsea Cubeba da Via Aroma ao lado de uma vasilha pequena de madeira. No interior do pote, uma mistura do óleo essencial com Argila Amarela ilustra a diluição.

Agora que você já sabe que para usar os óleos essenciais na pele de forma segura, precisamos diluir, vem entender como fazer isso.

Primeiro, você pode diluir os óleos essenciais em óleos vegetais ou em cremes neutros. Por isso, esses produtos são chamados de carreadores – justamente por fazerem a diluição dos OE, tornando-os seguros para aplicação tópica. A seguir, mostramos como diluir os óleos essencial em cada forma aplicação.

Tabela de diluição de óleos essenciais

De forma geral, é importante se ater aos níveis de diluição necessários para cada parte do corpo ou usos específicos. A seguir, trazemos uma tabla de diluição geral com a diluição mais indicada pela proporção de óleo essencial/carreador.

Imagem apresenta uma tabela para diluir óleos essenciais, nas proporções de 0,5% a 5% de diluição em base carreadora.

De todo modo, note como a porcentagem de diluição varia de acordo com a parte do corpo e o objetivo da aplicação. Por exemplo, no rosto, recomendamos a diluição abaixo de 1%. Então, você deve usar 2 gotas de óleo essencial para cada 10ml de óleo vegetal (ou 10g de creme neutro). Enquanto isso, o mesmo OE pode ser usado em uma proporção diferente para uma massagem corporal, usando cerca de 6 gotas para cada 10ml de óleo vegetal (ou 10g de creme neutro).

Diluir óleo essencial para o rosto

Por princípio, sabemos que o rosto tem uma pele mais delicada e sensível. Por isso, é importante usar o óleo essencial menos concentrado na região da face. Nesse caso, a diluição recomendada é de 0,5% a 1% para o rosto. Use 1 a 2 gotas de óleo essencial para 10ml/g de carreador e misture bem antes de aplicar.

Dica: confira algumas de nossas receitas de cuidados faciais com óleo essencial para cada tipo de pele.

Diluir óleos essenciais para o corpo

Já para usar no corpo, é permitido uma proporção maior de óleo essencial. Você pode usar os OE em massagens corporais com diversos propósitos. O OE Lavanda, por exemplo, é ótimo para massagens relaxantes, ou alívio da ardência na pele causada pelas queimaduras de sol, por conta de suas propriedades cicatrizantes. A diluição é de 0,5% a 2%, use 7 a 25 gotas de óleo essencial para 50ml/g de base carreadora.

Quer potencializar o efeito da massagem com óleos essenciais? Saiba mais sobre isso aqui.

Agora, para áreas específicas do corpo, como no caso de alívio de dores, a proporção é diferente. Use a diluição de 2% a 5%, ou seja, 10 a 25 gotas de óleo essencial para 20ml/g de base carreadora e misture bem antes de aplicar. Massagear o local por cerca de 5 minutos ajuda a potencializar os benefícios dos óleos essenciais. Além disso, é bom usar o Óleo Vegetal de Semente de Uva ou o Gel Neutro para acelerar a absorção e, por consequência, o processo de cura.

Diluir óleos essenciais para o cabelo

Sim, você também pode usar óleo essencial nos cabelos. Assim como na pele, é igualmente importante diluir os OE em óleo vegetal ou shampoo neutro para não agredir os fios com esses compostos muito concentrados. Nos cabelos, a diluição é de 1% a 2%. Então, use 4 a 7 gotas de OE para 20ml/g de base carreadora/shampoo neutro e misture bem antes de aplicar.

A umectação capilar é justamente o procedimento de passar óleo vegetal no cabelo para a hidratação e nutrição dos fios. Você pode fazer isso durante a noite e lavar normalmente no dia seguinte. Além disso, adicionar óleos essenciais com propósitos específicos pode ajudar você nesse procedimento. Que tal dar uma olhada no nosso guia de óleos essenciais para cabelo?

Diluição de óleo essencial para crianças

As crianças podem usar óleos essenciais, mas existem mais regras e restrições neste uso. Recomendamos a difusão ambiental como a forma mais segura de utilizar os óleos essenciais. Contudo, a aplicação na pele não é proibida – desde que feita da forma adequada, em taxas de diluição apropriadas para crianças. Confira a tabela abaixo e a use como guia.

Imagem apresenta uma tabela para diluir óleos essenciais para uso em crianças, com indicações para infantes de 6 meses até 15 anos de idade.

Lembre-se de consultar as possíveis contraindicações e restrições de idade dos óleos essenciais antes de usar em crianças. Recomendamos também a consulta com seu médico pediatra.

Para finalizar, quem ainda não quer se arriscar na diluição pode apostar nos nossos Blends Kids – a versão Roll-on já é diluída em óleo vegetal e vem pronta para uso. Vem conferir!


Quer óleos essenciais 100% naturais? Adquira aqui!

Acompanhe nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Via Aroma Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading