Associação de óleos essencial e massagens: como potencializar o efeito?

Não há dúvidas de que uma boa massagem tem efeitos benéficos para qualquer pessoa, certo? Existem, inclusive, muitas pesquisas que demonstram esses benefícios. Um desses estudos é citado pelo livro Aromaterapia para todos, do autor Robert Tisserand, pois demonstra cientificamente os benefícios da massagem. Além disso, quando a massagem é associada ao uso de óleos essenciais esses benefícios são expandidos.

Da mesma forma, sabe-se hoje que ao aplicarmos óleos essenciais diluídos na pele, a absorção desse produto pode ser potencializada por alguns fatores. Um deles é pela escolha da base carreadora na qual serão diluídos os óleos essenciais.

Óleos mais densos são interessantes para cuidados dérmicos, da superfície da pele, pois é onde irão manter os óleos essenciais atuando por um período mais prolongado. Todavia, para uma absorção e ação sistêmica maior, é preciso diluir o óleo essencial em bases menos densas. Os óleos carreadores de baixa densidade, como o caso do Óleo Vegetal de Semente de Uva, tem uma ótima absorção transdérmica e permite que os óleos essenciais e o carreador penetrem em camadas mais profundas da pele, acessando mais prontamente a corrente sanguínea.

Outra opção bastante interessante para carrear os óleos essenciais é o uso de bases em forma de cremes naturais neutros que misturam água com manteigas e óleos vegetais. Ou mesmo a confecção de uma emulsão adicionando um pouco de água na mistura com óleos vegetais e fazendo uma agitação intensa com a ajuda de um mixer. Essa mistura irá aos poucos se desfazer, mas pode durar prazo suficiente para a aplicação. A vantagem na associação de água e óleos/manteigas está no fato de que, ainda que seja em menor proporção, existem moléculas dos óleos essenciais que são hidrossolúveis. Assim, ao carreá-las num veículo que contém água, além de oportunizar uma absorção transdérmica (quando o produto penetra entre as células), também se torna possível uma absorção intradérmica (quando o produto penetra dentro das células) que é ainda mais rápida que a primeira.

No entanto, não basta que se aplique essa mistura na pele para que essa absorção e uso sejam plenamente eficazes. Para potencializar a absorção e, consequentemente, os efeitos dos óleos essenciais, é importante que a aplicação da mistura seja seguida pela manipulação da área aplicada por meio de massagem. A massagem é um meio suave de fricção que aquece a pele, estimulando a absorção e a irrigação sanguínea na área, que também irá auxiliar na distribuição do conteúdo absorvido.

Portanto, podemos compreender que ao realizarmos a junção de aromaterapia e massagem, para além dos benefícios isolados de cada uma, temos a possibilidade de ampliar o potencial de ação e eficácia se o fizermos com os melhores recursos de aplicação. Então, o que está esperando para receber esse momento de autocuidado tão potente e benéfico para seu corpo e sua mente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: