O que são óleos essenciais fotossensibilizantes ou fototóxicos

Você já se perguntou por que não devemos nos expor ao sol após a utilização de determinados óleos essenciais? Isso acontece porque os óleos essenciais retirados de frutas cítricas têm características fotossensibilizantes ou fototóxicas. Vem com a gente saber um pouco mais sobre o assunto aqui nesse post!

Foto o quê?

A fotossensibilização se refere a resposta exagerada da suscetibilidade da pele à radiação da luz solar, pela presença local de agentes fotodinâmicos, que apresentam uma configuração química que é capaz de absorver luz UV em uma quantidade maior que o comum. Fototoxicidade, por sua vez, é o termo usado para se referir aos agentes químicos que induzem à fotossensibilização.

Um exemplo simples e comum que podemos dar a esse respeito é quando se corta ou manipula limão e depois se expões a pele ao sol ser ter lavado adequadamente as mãos. Nesse momento, pode ocorrer o aparecimento de manchas escuras na pele que levam alguns dias para desaparecer. Assim, podemos dizer que os agentes químicos presentes na casca do limão são fototóxicos que geraram a fotossensibilização (manchas).

Óleos cítricos e a fototoxidade

Esse mesmo fenômeno pode acontecer com óleos essenciais obtidos de frutas cítricas a partir do método de espremedura da casca. A classe de substâncias bioquímicas responsáveis por essa ocorrência são as furanocumarinas, mais comumente o bergamopteno. Essa substância é encontrada em vários óleos cítricos.

Contudo, nem todo óleo essencial extraído de casca dos cítricos pode causar fototoxicidade. Alguns óleos essenciais não têm esse composto, pois passam por processo de destilação, que elimina a presença de furanocumarinas. Óleos essenciais cítricos que são destilados com a finalidade de não serem mais fototóxicos geralmente vem com a nomenclatura LFC (livre de furanocumarinas) adicionada após o nome comum da planta. No entanto, ainda é pouco frequente encontrá-los no mercado e a destilação acaba por eliminar alguns outros componentes que são enriquecedores para a composição dos óleos essenciais cítricos.

Mas há algumas espécies de cítricos que simplesmente não produzem esse composto, como é o caso dos óleos essenciais extraídos de: Mandarina, Laranja Doce, Tangerina, Yuzu e Petitgrain.

Mesmo alguns óleos essenciais que contém furanocumarinas podem ser diluídos à um limiar de segurança para exposição ao sol. No caso do Óleo Essencial de Limão Siciliano, pesquisas mostram que um percentual de diluição de até 2% não gera risco de toxicidade. No entanto, como são dados ainda em desenvolvimento, é preferível que você permaneça evitando expor a pele ao sol por até 8 horas após a aplicação de óleos essenciais que tem presença de furanocumarinas. Portanto, tome cuidado com: Bergamota, Grapefruit, Limão Siciliano, Limão Tahiti e Laranja Amarga.

Vale citar que existem outros óleos essenciais (não cítricos) que também apresentam risco de gerar fotossensibilização, sendo os exemplos mais comumente encontrados na bibliografia os óleos essenciais de Angélica e de Gengibre.

O óleo essencial de Bergamota é o que contém a maior quantidade de furanocumarinas dentre os óleos conhecidos, portanto, é o que se deve ter maior cuidado com exposição ao sol após o uso. É interessante lembrar que exatamente por essa propriedade, que para muitos é indesejada, já tem sido estudada e testada para o tratamento e redução de manchas para pacientes com vitiligo. No entanto, não estimulamos que tente isso em casa, são ainda pesquisas iniciais.

Aproveite sempre seus óleos essenciais com segurança e cuidado para poder usufruir de todos os benefícios incríveis que eles têm a oferecer. E não esqueça de nos seguir nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: