Propriedades gerais dos óleos essenciais florais

A primavera chegou! Os óleos essenciais florais costumam chamar bastante atenção por seu aroma adocicado e agradável, sendo muito comum utilizá-los para aromatização de ambientes. Mas você sabia que esses óleos essenciais também têm propriedades muito importantes? Sim, suas características únicas os tornam ótimos aliados para se ter em casa, principalmente em lares com crianças pequenas.

Primeiro, os óleos essenciais florais são todos aqueles extraídos das flores e suas partes (pétalas, miolo, pólen, etc). Existe uma predominância de presença de álcoois terpênicos e ésteres terpênicos na composição química desse tipo de óleo essencial. Com exceção de raros casos, a grande maioria dos ésteres e álcoois são seguros e gentis para a pele, apresentando um menor risco de intercorrências, mesmo em concentrações um pouco mais altas. Isso os torna ideais para peles sensíveis, crianças e diversos tipos de tratamento cosméticos faciais.

Dentro dos florais, temos uma subdivisão importante entre os florais azuis (Lavanda e a Sálvia), os florais brancos (como jasmim, néroli e magnólia), as rosas, os florais amarelos (como Ylang Ylang e frangipani), além dos gerânios, camomilas e outras especificidades. Alguns desses óleos essenciais são bastante versáteis, como o caso da Lavanda, da Camomila e do Gerânio, que são indicados para múltiplas funcionalidades e é possível utilizar mesmo em crianças menores de um ano (resguardadas exceções).

Usos dos OE florais

Por serem regeneradores cutâneos, os óleos florais costumam ser utilizados em tratamentos estéticos facial, corporal e capilar, tendo uma importante ação antioxidante que ajuda a previnir o envelhecimento e melhora o aspecto da pele. Costumam também agir como equilibradores sebáceos, regulando a produção de oleosidade cutânea.

Efeito afrodisíaco

Alguns óleos essenciais, principalmente aqueles extraídos de flores nobres, são considerados na aromaterapia como sendo afrodisíacos. Pode-se relacionar esse fato ao uso secular que a perfumaria faz desses óleos, de forma que o aroma dos mesmos já esteja conectado em nossa mente à beleza e à luxúria. No entanto, essa ação também se relaciona com o fato de alguns óleos florais agirem como reguladores hormonais femininos, inclusive por conterem feromônios naturais que mimetizam moléculas hormonais humanas.

Características gerais

De forma geral, os florais apresentam características calmantes, antidepressivos e ansiolíticos, mas não se engane achando que pode abusar no uso. Assim como todos os compostos concentrados, utilizá-los em excesso não é benéfico. Alguns florais nobres, como o jasmim, o frangipani e até mesmo o Ylang Ylang, quando utilizados excessivamente podem causar dores de cabeça, enjoo e sonolência, justamente por serem muito fortes. Portanto, recomendamos que quando desejar perfumar sua casa com aroma de flores, utilize em quantidades moderadas de óleos essenciais florais e utilize outros óleos (principalmente cítricos) para ajudar a equilibrar o aroma.


Compre óleos essenciais 100% naturais no nosso site.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: