Dicas de aromatização de ambientes para empresas com óleos essenciais

A prática do uso de cheiros para aromatização de espaços comerciais como estratégia de persuasão dos clientes vem sendo estudada mais profundamente nas últimas décadas. Basta jogar o termo “marketing sensorial” no buscador e diversas pesquisas irão aparecer nos resultados. Muitos estudos já comprovam que a ambientação agradável, por meio de diferentes estímulos sensoriais, como o olfato e a audição, pode resultar tanto no aumento do desejo de consumo como na fidelização do cliente.

Ou seja, perceber o ambiente com um aroma, uma temperatura e um som agradável faz com que as pessoas se sintam mais animadas para comprarem. Além disso, existe maior chance da pessoa ficar com essa experiência muito fortemente registrada em suas memórias, fazendo com que desejem voltar àquele ambiente quando precisarem realizar uma nova compra.

Essa estratégia já é utilizada por diversas marcas globais famosas em suas lojas e até mesmo em grandes ambientes de compras, como shopping centers. Atualmente, já existe dentro do trabalho do marketing a área do marketing sensorial, bem como o marketing olfativo e o neuromarketing. Para além de criar ambiência com um cheiro agradável, também é possível desenvolver uma identidade olfativa: um aroma único que será associado em específico com aquele ambiente, transmitindo por meio de cheiros as características psicoemocionais que o proprietário deseja associar ao seu negócio. Afinal, os aromas fazem parte da história humana há milênios.

Utilizar óleos essenciais para aromatização de um espaço tem ainda mais vantagens para agregar à experiência do consumidor e ao resultado desejado pela empresa. Os óleos essenciais agem ainda mais profundamente no sistema neurológico, afetando a produção hormonal do cérebro – principalmente na área responsável pelas emoções. Assim, a experiência emocional do cliente diante daquele aroma será ainda mais significativa e agradável. É claro, desde que você possa fazer boas escolhas.

Antes de começar a aromatizar o ambiente de sua empresa, existem algumas questões que precisam ser levadas em consideração:

  • O aroma precisa ser agradável para todo o público, por isso dê preferência por aromas comuns ao nosso dia a dia ou que sejam agradáveis para a maioria das pessoas que você conhece.
  • Entenda que o aroma precisa se fazer presente, mas sem tornar-se invasivo. Pois isso, atente-se para não exagerar na quantidade de óleo essencial utilizado.
  • Procure informações sobre os óleos essenciais que deseja utilizar para saber se são óleos sem muitas restrições de uso, para não ter intercorrências caso o local seja frequentado por crianças ou idosos.

Após garantir que estes aspectos serão respeitados, está na hora de escolher um óleo essencial que seja agradável e adequado para seu ambiente. Você pode procurar pelas propriedades psicoemocionais dos óleos que você deseja utilizar para escolher qual experiência emocional você deseja causar: quer um ambiente mais relaxante para um consultório, ou um óleo mais estimulante para seu espaço comercial?

Uma dica chave interessante é optar por óleos essenciais extraídos de frutas e com aspecto mais fresco ou adocicados. Os aromas frescos são mais estimulantes e geram sensação de bem-estar. Os óleos adocicados estimulam mais o desejo de compra, no entanto, é importante mesclá-los com outros óleos para não ficarem demasiadamente enjoativos.

No mais, faça testes! Escolha um aroma e utilize durante um dia inteiro. Pergunte aos clientes o que acharam do aroma que você escolheu ou observe qual foi o desempenho de vendas ou o clima emocional do ambiente durante o dia. Observe a si mesmo e perceba como ficará seu humor naquele ambiente aromatizado. Assim, você terá também sua experiência como um fator que o ajudará a escolher o melhor cheiro para o seu espaço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: