Como aplicar óleos essencias no corpo?

Sempre que vamos aplicar óleos essenciais no corpo é importante nos atentarmos para o local de aplicação. Escolher o local não é um problema quando vamos fazer um cuidado pontual como fungo nas unhas ou uma dermatite. Nesses casos, a escolha de local é óbvia, não temos dúvidas. Mas quando temos questões que não são dermatológicas, como podemos proceder na escolha do local? Neste post, vamos explicar pra você como e em que locais usar os óleos essenciais.

Já trouxemos aqui informações importantes sobre diluição e bases carreadoras para poder preparar aplicação do óleo essencial na pele. Da mesma forma como a escolha da base carreadora utilizada precisa se basear na finalidade de aplicação, para escolher o local de aplicação também é necessário se atentar para esse fator.

Questões externas

Quando intencionamos utilizar os óleos essenciais para tratamentos dermatológicos ou para questões musculares e articulares, é importante que apliquemos o óleo essencial diluído diretamente sobre o local que se deseja tratar. No caso do tratamento de desconfortos articulares e musculares, é recomendado que seja feita uma massagem prolongada e intensa no local durante aplicação, para poder aquecer a região, dilatando os poros, auxiliando na absorção dos óleos e também aumentando a circulação sanguínea no ponto em que foi aplicado. A massagem por si só já tem uma funcionalidade benéfica por estimular o calor e a circulação na região. Estando associada com os óleos essenciais, as duas práticas se complementam e se potencializam.

Questões internas

No entanto, quando se trata do cuidado de sistemas internos do corpo como problemas gástricos, intestinais e respiratórios, temos duas opções para que façamos a escolha do local de aplicação. Podemos optar por aplicar na região que engloba o local: na barriga em caso de problemas gástricos, no peito em caso de questões respiratórias, etc. Essa aplicação traz a questão do conforto físico e emocional gerado pelo cuidado e pelo toque durante a aplicação, no entanto, a absorção em si não levará as moléculas diretamente para o local de ação das mesmas, pois ela deverá “viajar” por toda a corrente sanguínea até alcançar seu o seu objetivo.

Outra opção, que é considerada mais eficaz por alguns aromaterapeutas, é a aplicação em locais que vão propiciar uma absorção o mais eficaz possível, para garantir que a maior quantidade possível de moléculas consiga alcançar a corrente sanguínea para então se direcionar ao objetivo de ação. Para isso, além de escolher uma base carreadora de boa absorção, é importante fazer a aplicação em uma região que tenha pouco tecido adiposo (gorduras), que tenha pele fina e seja bastante irrigada por vasos sanguíneos. Esses locais são: a parte fina da sola dos pés, os pulsos, a panturrilha, a parte interna dos cotovelos e joelhos e a região do pescoço, próximo a parte de trás das orelhas.

Como usar?

Escolha um dos locais citados acima que esteja mais próximo da região que você deseja alcançar com os óleos essenciais, aplique-os diluídos e utilize os dedos para massagear o local veementemente (esfregando) durante algum tempo para propiciar o aquecimento da região, abertura dos poros e, por fim, a absorção do produto administrado. Se sentir qualquer desconforto enquanto faz a fricção, troque este movimento por movimentos mais suaves por um tempo mais prolongado.

Ademais, é bastante importante que você faça testes para perceber como será a resposta do seu corpo às diferentes formas de aplicação dos óleos essenciais e compreender qual modo é a mais adequado para que você tenha uma boa experiência. Não deixe de experimentar variações dos métodos de uso para poder ir cada vez mais aprofundando seu conhecimentos dos óleos essenciais também por sua experiência pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: