Como escolher o melhor carreador para diluir os óleos essenciais

Quando vamos montar um blend de óleos essenciais, a primeira coisa que precisamos escolher é a base carreadora. O carreador é a substância que servirá de veículo para diluir o óleo essencial antes de aplicar na pele, podendo ser um óleo vegetal, gel, creme ou manteiga natural. Sim, natural! Pois o uso de bases sintéticas pode conflitar com as propriedades dos óleos essenciais. Algumas marcas – como nós da Via Aroma – já oferecem bases carreadoras prontas feitas a partir de matéria prima natural.

Mas, como saber qual base carreadora escolher? O que é importante ao considerar suas opções? É isso o que vamos mostrar hoje para você aqui neste post. Ao fazer a escolha do carreador, você deve ter três pontos em mente: necessidade, tipo de pele e propriedades.

1. Necessidade

Antes de mais nada, é preciso avaliar qual a necessidade de uso que irá ser atendida por esse blend: tratar questões de pele ou tratar questões que requerem absorção rápida dos óleos essenciais? Se for para cuidar de questões de pele, dê preferência para veículos mais densos, que não serão absorvidos tão rapidamente, como o caso de manteigas ou óleos vegetais mais densos. Assim, a sua mistura de óleos essenciais com o carreador passará mais tempo agindo na pele.

Caso precise de uma absorção mais rápida para cuidar de demandas internas do corpo – como problemas intestinais, problemas circulatórios, dores musculares, etc – dê preferência para bases de absorção mais rápida, que tenham uma consistência menos densa, como no caso de óleos vegetais menos densos, géis, ou cremes base mais fluídos. E lembre-se: todos sempre o mais natural possível.

2. Tipo de pele

Outro fator importante de se tomar em consideração é o tipo de pele, principalmente quando o objetivo é voltado para tratamentos dermatológicos.

Para peles de texturas oleosas, é interessante o uso de géis ou óleos vegetais menos densos, como Semente de Uva ou rosa mosqueta. Mesmo que a ideia não seja uma absorção rápida, o uso de óleos mais densos pode trazer consequências indesejadas para peles oleosas ou acneicas.

Para peles secas, o contrário se aplica. É recomendado usar manteigas ou óleos vegetais mais densos, como o de Abacate. Assim, você garante uma boa hidratação da sua pele, que absorve os nutrientes necessários.

3. Propriedades

Uma última questão a ser considerada, que é de grande importância, são as propriedades do carreador que será utilizado. Por vezes focamos nas propriedades dos óleos essenciais e esquecemos que os óleos vegetais, os géis e as manteigas também são dotados de uma série de compostos como vitaminas, flavonóides, proteínas, entre outros. Esses compostos fornecem propriedades que podem expandir as características dos óleos essenciais, levando o tratamento à uma maior potencialidade.

Gostou do conteúdo? Acompanhe sempre nossos posts no Instagram da Aromaterapia para conhecer mais sobre as propriedades dos óleos vegetais vendidos pela Via Aroma. Aproveite também para conhecer nossas bases carreadoras prontas para uso, nas versões creme, manteiga e gel. Basta adicionar seus óleos essenciais de preferência e estará pronto para uso!

Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: