Óleos essenciais amadeirados e suas propriedades gerais

Quando nomeamos um óleo essencial como “amadeirado”, é importante ressaltar que a referência é feita em relação às características aromáticas daquele óleo essencial e não necessariamente da parte da planta da qual foi extraído o óleo essencial. Quando dizemos “aroma amadeirado”, é por eles terem um cheiro que realmente lembra madeira, troncos de árvores, serralherias, entre outros. Contudo, eles podem ser extraídos de folhas de árvores ou até de raízes de algumas plantas.

Essa semelhança olfativa se deve à presença significativa de compostos químicos aromáticos semelhantes entre esses óleos essenciais. Geralmente, são ricos em alguns monoterpenos, como pinenos, e tem grandes quantidades de sesquiterpenos. Calma lá, não fuja ainda, já vamos explicar esses termos!

Os monoterpenos são compostos com ação antimicrobiana, rubefaciente (estimula a circulação na área de aplicação), auxiliam no alívio de dores articulares e musculares. Agem na proteção celular, são antioxidantes, ansiolíticos, além de protegerem o Sistema Nervoso Central (neuroprotetores) e auxiliar no relaxamento e dilatação dos brônquios dentro de nossos pulmões (broncodilatadores). Já os sesquiterpenos – maior composição destes óleos – também têm características analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além disso, vários sesquiterpenos estão sendo investigados sobre suas capacidades anticancerígenas e de proteção das células que revestem o estômago do ácido.

Os óleos essenciais amadeirados são interessantes de serem usados para cabelos e peles secas ou envelhecidas, para aliviar sintomas de tosse e catarro, para cuidar de dores articulares e musculares, para auxiliar na melhora da qualidade do sono ou para trabalhar sintomas de ansiedade.

As propriedades psicoemocionais dos óleos amadeirados, por sua vez, são associadas não apenas nos compostos químicos, mas também nos efeitos que são observados ao longo dos anos de uso desses óleos. Dentre esses efeitos podemos citar que são estabilizadores de humor, atuam trazendo sensação de tranquilidade, estabilidade e segurança. Seus aromas também trazem sensação de força, potência e determinação. Inspira assertividade, presença e ancoramento emocional.

Nem sempre as pessoas gostam do cheiro forte e denso dos óleos amadeirados, mas eles são extremamente versáteis para se combinarem com outros óleos essenciais. Você pode combiná-los com óleos cítricos, florais, herbais ou mesmo especiarias. É importante utilizá-los em menor quantidade que os outros óleos da mistura, pois seus aromas podem inibir a percepção dos outros.

Conheça alguns Óleos Essenciais amadeirados:

  1. OE de Cedro do Atlas: anti-inflamatório e expectorante, ajuda a aliviar tensão, preocupações, raiva e medo, além de ajudar no cansaço, amenizar dores e esgotamento mental.
  2. OE de Sândalo Amyris: analgésico, antioxidante e sedativo, ajuda a aliviar o estresse, sintomas de pânico e ansiedade, desperta a determinação e autoconfiança, favorecendo a criatividade e inspiração.
  3. OE de Copaíba: cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico, tem efeito calmante, ajuda a melhorar o foco e a autoestima, além de auxiliar a combater estresse e ansiedade, atuando como antidepressivo.
  4. OE de Patchoulli: equilibrador emocional, promove compreensão e causa efeito de persistência. Antidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico e afrodisíaco.

Gostou? Saiba mais sobre o mundo dos aroma acompanhando nosso Blog e redes sociais.

Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: