Perguntas essenciais para quem utiliza óleos essenciais

Por quê? Como? Quem? Dentre as várias perguntas importantes sobre a prática da aromaterapia, essas são as primeiras e principais questões a serem feitas antes de abrirmos algum vidro de óleo essencial. Vem com a gente entender melhor!

A aromaterapia é uma técnica milenar que utiliza os óleos essenciais para trazer benefícios ao corpo e a mente humana, ajudando em diversos aspectos físicos e mentais. Através dos aromas, somos capazes de ter diferentes sensações, emoções e percepções de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. A aromaterapia funciona quando os óleos essenciais desprendem suas partículas no ar ou na pele, dependendo do modo de aplicação, e estimulam nossas células nervosas, que reagem de acordo com as propriedades específicas de cada óleo essencial. Para usar os óleos essenciais, basta um tantinho de conhecimento e uma grande dose de bom-senso para não sair por aí fazendo misturas doidas que podem mais prejudicar que ajudar sua saúde. Agora, vamos às questões que você deve se perguntar!

A primeira pergunta é: Por quê?

Antes de tudo, é preciso entender quais objetivos esperamos atingir com o uso do óleo essencial escolhido. Ele é a melhor opção? Você sabe quais características ele tem, incluindo a possibilidade de restrições, quais suas propriedades e benefícios? Lembre-se, existem óleos super seguros, como o caso da Lavanda (Lavandula angustifolia). Contudo, também existem óleos essenciais que podem gerar manchas quando aplicados na pele e expostos ao sol, como o Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus limon). Ou alguns que podem causar queimaduras na pele se aplicados em altas concentrações, como o caso do Óleo Essencial de Canela (Cinnamomum verum).

Conhecer o óleo essencial que você estará usando garante que você tenha o efeito realmente esperado sem qualquer intercorrência no meio do caminho. Ou, ainda, esse conhecimento possibilita que você possa substituir um óleo essencial por uma opção mais segura e adequada, como utilizar Tea Tree (Melaleuca alternifolia) para tratar um fungo na unha em vez do Orégano (Origanum vulgari).

Agora, a segunda pergunta: Como?

Entender a forma como vamos utilizar o óleo essencial auxilia na reflexão sobre quais as melhores formas de aplicação para cada finalidade (inalação para questões emocionais, aplicação tópica para dor, etc), podendo assim decidir se o uso será puro ou diluído – e em qual meio diluir. Além disso, cada óleo essencial tem suas especificidades sobre as proporções de diluição, como o Óleo Essencial de Canela que precisa ser muito mais diluído que um Óleo Essencial de Lavanda. As restrições e contraindicações também vão variar de acordo com a forma de aplicação. Alguns óleos podem, por exemplo, ser inalados por crianças e bebês, mas não podem ser aplicados na pele.

Por fim, a última pergunta é: Quem?

Já explicamos diversas vezes que, embora sejam naturais e possamos escolher formas de uso que são perfeitamente seguras, ainda há óleos essenciais que são restritos para pessoas com condições especiais de saúde. Existem óleos que são contraindicados para gestantes e lactantes, outros que são proibidos para uso em pessoas com epilepsia e mesmo vários que são restritos para uso em crianças ou idosos. Portanto, mais do que escolher um óleo essencial por sua finalidade e qual a forma de uso será a mais apropriada é preciso pensar sobre a pessoa que irá recebê-lo. Qual a idade, quais problemas de saúde ela tem, se toma medicações muito restritivas? Todas essas são perguntas importantes a serem fitas antes da aplicação.

Claro que essas questões todas que vão surgindo a partir da pergunta inicial pode gerar preocupação. Mas, lembre-se: não precisa ter medo de usar os óleos essenciais se você souber o básico da aromaterapia. E também não precisa correr para encontrar cursos caros por aí para começar.

Se você quer iniciar de forma simples e segura na aromaterapia, siga nossas redes sociais e baixe nossos e-book gratuitos. O e-book para iniciantes vai te ajudar a ter um início de caminho simples e seguro para utilizar os óleos essenciais no dia a dia da sua família.

Baixe os e-books da Via Aroma para saber mais!

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: