Guia definitivo para o uso de difusores e aromatizadores com óleos essenciais

Um tema bastante frequente sobre o qual recebemos perguntas nas redes sociais é sobre como usar os óleos essenciais. Pensando nisso, preparamos este guia definitivo para o uso de difusores e aromatizadores com óleos essenciais. Como usar, quantas gotas colocar, sobre o uso com água, o tempo de difusão e muito mais. Portanto, resolvemos fazer um guia definitivo sobre o uso de difusores para esclarecer todas essas dúvidas.

Primeiro, ressaltamos aqui uma informação importante que gostamos sempre de frisar. Na aromaterapia, usa-se mais o termo “difusor”, pois é o aparelho que difunde o óleo essencial no ambiente. Apesar de o nosso aparelho ter o nome de Aromatizador Elétrico, ele cumpre esse mesmo papel e é completamente seguro para uso de óleos essenciais. Tendo esclarecido essa questão, vamos às demais dúvidas!

Guia definitivo para o uso de óleos essenciais em difusores e aromatizadores

Os dois tipos mais comuns e adequados de difusores para o uso de óleos essenciais são: o Aromatizador Elétrico (também chamado de difusor de tomada ou réchaud de tomada) e o Difusor Ultrassônico. Ambo, você pode utilizar tanto com óleos essenciais quanto essências, sejam elas hidrossolúveis ou lipossolúveis. No entanto, para usar os óleos essenciais, existem algumas especificidades que você precisa prestar atenção em relação aos difusores e aromatizadores.

Para utilizar os óleos essenciais em aparelhos de plástico é preciso mais um cuidado. Certifique-se sempre que o difusor ou aromatizador escolhido seja feito com um plástico especial de alta resistência. Isso porque, os óleos essenciais podem ter ação corrosiva em alguns tipos de plástico, o que acarreta na liberação de micropartículas plásticas junto dos óleos essenciais. Isso, é claro, não é nada ideal para sua saúde, ou para o meio-ambiente. No caso dos aromatizadores elétricos, portanto, é preferível o uso dos aparelhos de cerâmica/porcelana para óleos essenciais. Caso o aparelho seja de plástico, certifique-se da qualidade do material utilizado. Um excelente exemplo são os aromatizadores da nossa Linha Standard – feitos com plástico industrial resistente a oscilação de temperatura.

Sobre os difusores ultrassônicos de ambiente, para utilização de óleos essenciais o ideal é que seja de um modelo que não use filtro de algodão. Em alguns aparelhos, o filtro pode reter óleo essencial, diminuindo a difusão das moléculas no ar e, consequentemente, reduzir o efeito terapêutico dos óleos essenciais que você deveria inalar durante a dispersão ambiental. Além disso, pode entupir e prejudicar o aparelho. O nosso Difusor Ultrassônico não usa filtro de algodão, portanto é um dos aparelhos que recomendamos para você usar óleos essenciais com mais eficácia.

Guia definitivo para o uso de difusores e aromatizadores com óleos essenciais.

O uso de água é obrigatório?

Uma questão que sempre se apresenta no uso dos aromatizadores e difusores é em relação ao uso de água nos aparelhos. No caso do Difusor Ultrassônico, o uso de água é sempre obrigatório. Ainda que os óleos essenciais não se diluam em água, o líquido irá se dispersar no ambiente pela agitação das moléculas e facilitará que o mesmo ocorra com as moléculas de óleo essencial.

Já no caso dos aromatizadores elétricos, não há necessidade de adição de água, mas muitos aromaterapeutas recomendam a adição de uma pequena quantidade de água para que os óleos essenciais sejam difundidos mais lentamente no ambiente. Para ambientes de até 30 m², recomendamos usar 5 gotas de OE e até 10 gotas de água.

Afinal, existe uma medida exata?

Com frequência somos questionados sobre a quantidade de gotas de óleo essencial que se deve adicionar nos difusores ou nos aromatizadores. No entanto, essa é uma pergunta impossível de responder com medidas exatas. A quantidade de gotas utilizada em qualquer um dos modelos de aparelho pode variar conforme o tamanho do ambiente e a intensidade da circulação de ar. Ambientes grandes e abertos requerem uma quantidade maior de óleo essencial para serem aromatizados, ao contrário de ambientes pequenos, fechados e sem circulação de ar, que precisam de menos gotas.

Além disso, diferentes óleos essenciais tem intensidades aromáticas distintas. Alguns conseguem aromatizar espaços grandes com poucas gotas — como Canela, Lemongrass e Menta Piperita — enquanto outros precisam ser adicionados em maior quantidade para que o aroma se faça presente de forma eficaz no ambiente — por exemplo, Limão Siciliano, Copaíba e Mandarina. Desta forma, a única maneira de ter certeza sobre a quantidade de óleos essenciais que deve ser utilizada no ambiente escolhido por você é fazendo testes e conhecendo os óleos essenciais por meio de experimentações. O aroma deve ser perceptível, mas sem se tornar invasivo e desconfortável. Lembre-se, é normal que após 15 minutos de exposição a um determinado cheiro o nosso cérebro se acostume à sua presença e ele se torne imperceptível. Então, teste nossas medidas recomendadas e logo você poderá otimizar a quantidade de gotas de acordo com o seu ambiente.

Dica: outra questão importante é que se deve colocar aromatizadores e difusores preferencialmente em posição baixa, pois como os óleos essenciais em difusão tem uma tendência a subir verticalmente enquanto volatilizam (evaporam). Se o aparelho de difusão estiver em um local mais alto que o nariz, você acabará perdendo os benefícios de inalação dos óleos essenciais.

Por fim, ainda que seja um assunto já bastante abordado em nossas redes sociais, reafirmamos que o uso do aromatizador de ambiente ou difusor de tomada, que aquece os óleos essenciais para fazer sua difusão, não estraga ou altera as propriedades dos óleos essenciais. Os aromatizadores aquecem em temperatura controlada, suficiente para difundir os óleos essenciais (que volatilizam rapidamente mesmo em temperatura ambiente), mas não alta a ponto de estragar os óleos essenciais antes de evaporarem. Lembre-se, os óleos essenciais já passam por aquecimento no seu processo de extração sem que isso lhes afete a ponto de os estragarem ou anularem seu efeito.


Acompanhe nossas redes sociais:

9 comentários em “Guia definitivo para o uso de difusores e aromatizadores com óleos essenciais

Adicione o seu

    1. Olá! O Aromatizador Elétrico é seguro e não apresenta risco pela permanência na tomada, mas o uso contínuo pode sim diminuir a vida útil do seu aparelho. Para os óleos essenciais, recomendamos que permaneça no ambiente por um mínimo de 40 minutos (adultos) para que a difusão ambiental faça efeito no organismo. Um abraço da Via <3

  1. olá!
    Acabei deixando esquecendo meu difusor ligado na tomada mais de 12 horas umas 2 vezes. Tem algo que eu possa fazer para “recuperar” ele e para que ele não perca a vida útil do aquecedor tão rápido?

  2. Ola minha dúvida é. Usando o difusor as partículas dos óleos ficam no ar ou são evaporadora?
    Ex: Se eu ficar longe ou em outro comodo eu receberei os benefícios igual ou somente se ficar perto do Difusor?

    1. Oi, Keli! Com a difusão ambiental, as partículas dos óleos essenciais ficarão presentes no ar e é desta forma que você recebe os benefícios do óleo essencial. No Aromatizador Elétrico, por ser um aparelho aberto e sem o uso de água, essa difusão é mais rápida – recomendamos que permaneça no ambiente por cerca de 40 minutos para ter os benefícios do óleo escolhido. Espero ter esclarecido sua dúvida, um abraço!

  3. Gostaria de saber especificamente o oleo essencial da Doterra pode ser usado no difusor de porcelana da Via Aroma?? É essa minha duvida pq tenho oleo dos dois fabriacantes!! Agradeço desde ja, que Deus abençoe!!

    1. Oi, Andréa! Tudo bem? Nós garantimos a melhor performance com os nossos óleos essenciais, mas você pode testar o uso de outros desde que sejam puros para não fazer mal a sua saúde. Abraço 🙂

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: