Guia definitivo para o uso de difusores e aromatizadores com óleos essenciais

Um tema bastante frequente sobre o qual recebemos perguntas nas redes sociais é sobre o uso de óleos essenciais em difusores e aromatizadores. Como usar, quantas gotas colocar, sobre o uso com água, o tempo de difusão e muito mais. Portanto, resolvemos fazer um guia definitivo sobre o uso de difusores para esclarecer todas essas dúvidas.

Primeiro, ressaltamos aqui uma informação importante que gostamos sempre de frisar. Na aromaterapia, usa-se mais o termo “difusor”, pois é o aparelho que difunde o óleo essencial no ambiente. Apesar de o nosso aparelho ter o nome de Aromatizador Elétrico, ele cumpre esse mesmo papel e é completamente seguro para uso de óleos essenciais, difundindo-os no ambiente. Tendo esclarecido essa questão, vamos às demais dúvidas!

Tipos de difusores

Os dois tipos mais comuns e adequados de difusores para o uso de óleos essenciais são o Aromatizador Elétrico (também chamado de difusor de tomada ou réchaud de tomada) e o Difusor Ultrassônico. Ambos podem ser utilizados com óleos essenciais ou essências, sejam elas hidrossolúveis ou lipossolúveis. No entanto, para o uso de óleos essenciais, existem algumas especificidades que precisam ser atendidas em relação aos difusores e aromatizadores.

Para utilização de óleos essenciais é preferível que os difusores e aromatizadores plásticos sejam feitos com um plástico especial de alta resistência, pois os óleos essenciais podem ter ação corrosiva, o que acarreta na liberação de micropartículas plásticas junto dos óleos essenciais. Isso, é claro, não é nada ideal para a saúde ou o meio-ambiente. No caso dos aromatizadores elétricos, portanto, é preferível o uso dos aparelhos de cerâmica/porcelana para óleos essenciais. Mas caso o aparelho seja de plástico, certifique-se da qualidade do material utilizado, como a nossa Linha Standard feita com plástico industrial resistente a oscilação de temperatura.

Sobre os difusores ultrassônicos de ambiente, para utilização de óleos essenciais o ideal é que seja de um modelo que não use filtro de algodão. O filtro pode reter óleo essencial, diminuindo a difusão das moléculas no ar e, consequentemente, reduzir o efeito terapêutico dos óleos essenciais que seriam inalados durante a dispersão ambiental. Além disso, pode entupir e prejudicar o aparelho. O nosso Difusor Ultrassônico não usa filtro de algodão, portanto é muito recomendado para uso de óleos essenciais.

O uso de água é obrigatório?

Uma questão que sempre se apresenta no uso dos aromatizadores e difusores é em relação ao uso de água nos aparelhos. No caso do Difusor Ultrassônico, o uso de água é sempre obrigatório. Ainda que os óleos essenciais não se diluam em água, o líquido irá se dispersar no ambiente pela agitação das moléculas e facilitará que o mesmo ocorra com as moléculas de óleo essencial.

Já no caso dos aromatizadores elétricos, não há necessidade de adição de água, mas muitos aromaterapeutas recomendam a adição de uma pequena quantidade de água para que os óleos essenciais sejam difundidos mais lentamente no ambiente. Para ambientes de até 30 m², recomendados 5 gotas de OE e até 10 gotas de água.

Afinal, existe uma medida exata?

Com frequência somos questionados sobre a quantidade de gotas de óleo essencial que se deve adicionar nos difusores ou nos aromatizadores. No entanto, essa é uma pergunta impossível de responder com medidas exatas. A quantidade de gotas utilizada em qualquer um dos modelos de aparelho pode variar conforme o tamanho do ambiente e a intensidade da circulação de ar. Ambientes grandes e abertos requerem uma quantidade maior de óleo essencial para serem aromatizados, ao contrário de ambientes pequenos, fechados e sem circulação de ar, que precisam de menos gotas.

Além disso, diferentes óleos essenciais tem intensidades aromáticas distintas. Alguns conseguem aromatizar espaços grandes com poucas gotas — como Canela, Lemongrass e Menta Piperita — enquanto outros precisam ser adicionados em maior quantidade para que o aroma se faça presente de forma eficaz no ambiente — por exemplo, Limão Siciliano, Copaíba e Mandarina. Desta forma, a única maneira de ter certeza sobre a quantidade de óleos essenciais que deve ser utilizada no ambiente escolhido por você é fazendo testes e conhecendo os óleos essenciais por meio de experimentações. O aroma deve ser perceptível, mas sem se tornar invasivo e desconfortável. Lembre-se, é normal que após 15 minutos de exposição a um determinado cheiro o nosso cérebro se acostume à sua presença e ele se torne imperceptível. Então, teste nossas medidas recomendadas e logo você poderá otimizar a quantidade de gotas de acordo com o seu ambiente.

Dica: outra questão importante é que se deve colocar aromatizadores e difusores preferencialmente em posição baixa, pois como os óleos essenciais em difusão tem uma tendência a subir verticalmente enquanto volatilizam (evaporam). Se o aparelho de difusão estiver em um local mais alto que o nariz, você acabará perdendo os benefícios de inalação dos óleos essenciais.

Por fim, ainda que seja um assunto já bastante abordado em nossas redes sociais, reafirmamos que o uso do aromatizador de ambiente ou difusor de tomada, que aquece os óleos essenciais para fazer sua difusão, não estraga ou altera as propriedades dos óleos essenciais. Os aromatizadores aquecem em temperatura controlada, suficiente para difundir os óleos essenciais (que volatilizam rapidamente mesmo em temperatura ambiente), mas não alta a ponto de estragar os óleos essenciais antes de evaporarem. Lembre-se, os óleos essenciais já passam por aquecimento no seu processo de extração sem que isso lhes afete a ponto de os estragarem ou anularem seu efeito.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: