O que fazer com os óleos essenciais próximos da validação?

Os óleos essenciais são produtos naturais escassos e muito valiosos. Por isso, é importante fazer um uso proveitoso e consciente destes recursos para que não haja desperdício. Entendemos que um uso racional e consciente dos óleos essenciais gera um consumo mais lento e moderado deste recurso, ainda mais quando queremos testar as várias opções de aromas e propriedades destes óleos.

Existe uma série de discussões sobre o prazo de validade dos óleos essenciais, mas que não abordaremos detalhadamente neste momento. Só é válido apontar que, ainda que existam controvérsias, não vale o risco de uso para aplicação na pele um óleo essencial que possa estar aberto há muito tempo e tenha oxidado por contato com mudanças de temperatura e com o ar.  A chance de ter sensibilização dérmica é bastante grande, podendo levar a reações inesperadas. Portanto, siga algumas dicas interessantes para o melhor aproveitamento dos óleos essenciais.

Limpeza com óleos essenciais

O uso de óleos essenciais na limpeza doméstica não é uma opção que agrada a quem tem um conhecimento mais aprofundado sobre a produção e potencial dos óleos essenciais, principalmente por estes requererem uma grande quantidade de matéria prima cujo uso demasiado pode acarretar em problemas ambientais com o passar do tempo. Assim, pensando em uma matéria prima muitas vezes escassa, tão valorosa e com potencial terapêutico, a sua utilização na limpeza doméstica pode parecer desperdício. Entretanto, no caso de óleos essenciais que não serão mais utilizados na pele, é uma ótima opção de utilização.

Dica: você pode diluir 2 gotas de óleo essencial em cada 10ml de álcool e utilizar uma colher de sopa desta mistura para cada 1 ou 2 litros de água utilizado na limpeza do chão ou de outras superfícies na sua casa. Os óleos essenciais são antissépticos poderosos e vão combater fungos, bactérias e até mesmo vírus que possam estar presentes no seu ambiente.

Confira também: Óleos essenciais com ação repelente

Outra opção de uso bastante comum dentro do contexto de limpeza é a diluição de algumas gotas de óleos essenciais em vinagre para uso no enxágue de roupas, em substituição do uso de amaciantes comuns. Trazendo, assim, o benefício dos aromas naturais de forma suave, sem estragar os tecidos das roupas.

Aromatizador caseiro com óleos essenciais

Também é possível fazer aromatizadores de ambientes caseiro usando óleos que estão próximos a validação. E você ainda pode escolher o seu tipo de aromatizador preferido para deixar o ambiente cheiroso. Assim, pode optar tanto por opções que usam frascos de vidros e varetas de madeira, quanto por borrifadores sprays, sempre feitos com álcool de cereais para uma boa diluição dos óleos essenciais.

Dica: os borrifadores podem ser utilizados para perfumar sofás, cortinas, lençóis e tecidos diversos, tornando o ambiente aconchegante. Para isso, utilize de 5% a 10% de óleos essenciais em álcool de cereais 70º. Essa é uma opção inclusive para dar como presente para outras pessoas, que tal?


E você, utiliza óleos essenciais perto do vencimento para alguma finalidade? Conte pra nós! Ou experimente uma de nossas dicas e nos marque em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: