Sugestões para reutilização dos vidros de óleos essenciais

Quando utilizamos óleos essenciais na nossa rotina, por vezes juntamos uma quantidade significativa de vidros vazios em casa. Sugerimos que você não os desperdice jogando fora, mas os reutilize de formas inteligentes.

Por que não apenas jogar fora? Em primeiro lugar, pois a proposta do uso de óleos essenciais na rotina de cuidado é também uma forma de evitar a utilização de produtos químicos sintéticos, de modo a cuidar do nosso corpo, e também do planeta, de forma mais natural e sustentável. Em segundo lugar, porque estes vidrinhos são um recurso interessante para facilitar o uso dos óleos essenciais no dia a dia.

Como fazer a limpeza dos frascos?

Antes de seguirmos para as sugestões de formas de uso, é preciso falar sobre a higienização dos vidrinhos vazios. Para começar, remova o lacre da tampa, o gotejador e o adesivo do vidro. Se for possível, evite reaproveitar o gotejador e a tampa, comprando novos, mas se não for possível, realize o procedimento a seguir com eles também. Caso ainda tenha cola da etiqueta grudada no vidro e você não tenha um removedor próprio para isso, utilize algumas gotinhas de Óleo Essencial de Laranja Doce ou de outro óleo essencial cítrico.

Após separar tampa, gotejador e vidro (sem adesivo e lacre), coloque-os em uma vasilha com água e detergente neutro de molho por aproximadamente 2 horas. Enxágue e depois coloque-os novamente de molho por mais 1 hora, desta vez adicionando vinagre de álcool à água na proporção de 2 colheres de sopa a cada 500ml de água. Após esse período, enxágue novamente. Numa última adição de água, você irá ferver apenas os vidros, sem tampas e gotejadores, por 10 minutos.

Eles estão prontos para secarem de boca virada para baixo em cima de um pano. Mas você também pode colocá-los para secar ao forno em temperatura de 100 graus (apenas os vidros!). As tampas podem ser secas com papel toalha. Após estarem secos, guarde corretamente. Antes do uso, borrife álcool 70º para garantir que estejam esterilizados e evitar contaminações ao reutilizá-los.

Recapitulando:

  1. Remova o lacre da tampa, gotejador e adesivo do vidro.
  2. Deixe as peças de molho por 2 horas em uma vasilha com água e detergente neutro.
  3. Enxague. Em uma vasilha, adicione 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool para cada 500ml de água. Deixe as peças de molho por 1 hora.
  4. Enxague. Separe as partes plásticas. Em uma panela, ferva os vidros na água pura por 10 minutos.
  5. Seque bem e guarde. Antes de usar, borrife álcool 70º para garantir a esterilização.

Esse processo parece moroso, mas é uma forma de garantir a segurança no reuso dos vidrinhos, eliminando resíduos dos óleos essenciais que antes estavam ali. Há óleos essenciais que podem grudar nas partes plásticas, como é o caso do Vetiver. Nesse caso, recomenda-se o descarte destas partes. Conserve apenas o que você consegue limpar com melhor qualidade. Por segurança, recomendamos o uso de luvas durante todo o processo de lavagem das embalagens.

Novos usos para os frascos

Com os vidros já limpos, você pode utilizá-los em primeiro lugar para montar blends e deixá-los prontos para uso, como no caso de uma diluição em óleo vegetal para aplicar em uma região dolorida ou mesmo a sua mistura favorita de óleos essenciais (sem diluir) para colocar no aromatizador elétrico. Deixar a mistura pronta com antecedência, além de ser prático, permite que as moléculas aromáticas interajam entre si no tempo de repouso e potencializem seus efeitos.

Outra opção interessante é utilizar o vidrinho vazio e limpo para acomodar um chumaço de algodão no qual você pode pingar seus óleos essenciais. Assim, você pode fazer uso deste vidrinho como se fosse um inalador. Como já deve ter lido em nosso Instagram da Aromaterapia, não é adequado inalar óleos essenciais diretamente do vidro e também é arriscado carregar um vidro de óleo essencial consigo quando sair de casa, pelo risco de quebra, mas também pelas alterações de temperatura que não é benéfica para o óleo essencial a longo prazo. Então, utilizar o vidro como inalador é prático e seguro para carregar com você mantendo seguro o óleo que irá inalar, sem alterar ou perder a qualidade do mesmo. Mas lembre-se de trocar o algodão e reabastecer com algumas gotas a cada 3 dias.

E você, costuma reutilizar seus vidrinhos de óleos essenciais? Marque a gente nas redes sociais e compartilhe com outras pessoas a sua ideia de reutilização!

Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: