Os benefícios de inserir óleos essenciais na sua rotina

Durante os últimos anos passamos a nos render à praticidade moderna dos produtos industrializados, que agora lotam as prateleiras da nossa casa. Mas nesse movimento de industrialização, muitas vezes as empresas acabam utilizando produtos que, embora tenham resultado momentâneo satisfatório, a longo prazo acabam representando prejuízo para nosso corpo e nossa saúde. 

Como exemplo, temos vários compostos químicos presentes nos cosméticos industrializados que podem apresentar riscos para nossa saúde à longo prazo. São o caso dos parabenos, corantes sintéticos, ftalatos triclosan, lauryl sulfato de sódio, entre outros. 

Quase toda substância que usamos no dia a dia para manutenção de nosso bem estar, seja ter um ambiente limpo e cheiroso ou uma aspirina para dor de cabeça tem uma série de compostos sintéticos que acabam afetando o nosso corpo. Claro, não dá para escapar de todos os sintéticos existentes, mas podemos reduzí-los aos poucos, inserindo opções mais limpas e positivas para nosso organismo.

E uma dessas opções é a inserção dos óleos essenciais em nossa rotina diária. Eles podem começar a fazer parte da rotina de cuidados com o corpo, na higienização e aromatização da casa e nos primeiros socorros com pequenas intercorrências no dia a dia familiar. Dessa forma, você irá reduzir. A variedade enorme de óleos essenciais disponíveis no mercado te fornece opções seguras para aromatizar a casa afetando de forma positiva as emoções, ajudar a cuidar da pele, cabelos, unhas, auxiliar com problemas dérmicos, dores pontuais e ainda dar suporte para uma melhor imunidade do corpo.

Os óleos essenciais atuam não apenas no alívio de problemas já existentes, como são ferramentas potentes para prevenção do surgimento de novos problemas. Seja pelo seu efeito antioxidante que ajuda no envelhecimento precoce das células, no seu potencial antisséptico, de modular nosso sistema psicoemocional ou apenas prevenir o uso de substâncias tóxicas. Como a composição dos óleos essenciais é de moléculas naturais vindas principalmente de plantas que já usamos na nossa alimentação (sejam nos temperos como canela,  tomilho, orégano, nas frutas que consumidos ou plantas medicinais com as quais fazemos chás), nosso organismo está mais adaptado à recepção destas moléculas. Assim, existe uma afinidade que torna os óleos essenciais mais fáceis de serem metabolizados e com menos risco de efeitos colaterais, sendo assim uma opção mais segura que os produtos industrializados.

Por fim, aprender a utilizar os óleos essenciais, conhecer suas propriedades e formas de uso, dá à seu usuário a possibilidade de personalizar os produtos e tratamentos que irá fazer: usar óleos para cuidar de cabelos oleosos ou secos? Utilizar óleos mais relaxantes ou estimulante no seu hidratante? Fortalecer o crescimento das unhas ou cuidar de fungos? Todas essas decisões passam a poder ser feitas diariamente de acordo com a necessidade específica de cada pessoa da sua família. Assim sendo, ter óleo essenciais na rotina de casa é uma opção natural e saudável de ter autonomia sobre o cuidado consigo e com aqueles que você ama.

Confira mais conteúdos sobre aromaterapia no nosso Instagram!

Um comentário em “Os benefícios de inserir óleos essenciais na sua rotina

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: