Como montar um blend com óleos essenciais

Blend é o nome que se dá às misturas feitas com óleos essenciais que possuem uma função ou foco de ação previamente definidos. Em geral, essa mistura já vem diluída em base carreadora e está pronta para uso. Você pode adquirir blends prontos de marcas especializadas, ou montar os seus em casa de forma personalizada utilizando seus óleos essenciais.

Na Via Aroma, você já encontra muitos 6 opções de Blends de Óleos Essenciais preparados com cuidado e carinho. Mas, primeiro, vem saber mais sobre a confecção de blends e dicas para você fazer misturas em casa.

Qual o propósito do Blend?

O primeiro passo para montar um blend de óleos essenciais é se atentar à finalidade dele. Não adianta querer resolver diversas questões utilizando um único blend. A ideia central é montar uma mistura de óleos essenciais que, a partir da combinação de diferentes composições químicas e aromáticas, seja capaz de ter uma ação mais potente do que o uso de um único óleo essencial. Então, você deve se perguntar sempre para que deseja esse blend, qual será o seu propósito?

Esse processo em que o todo das propriedades se torna mais potente do que a soma das partes individualmente, é conhecido como sinergismo. Claro que nem todo blend consegue exatamente um efeito de sinergia, alguns tem seu foco mais na agradabilidade do aroma, do que na potencialização do efeito da mistura. Mas o ideal seria conseguir harmonizar esses dois fatores: cheiro e potencial de ação.

Quer saber mais sobre óleos essenciais e seus benefícios? Faça o download de nosso e-book Primeiros passos: uso prático dos óleos essenciais para iniciantes e comece sua jornada nesse mundo dos aromas.

A escolha dos óleos essenciais

Como dito, primeiramente é preciso definir um foco de uso: alívio da dor muscular, melhora da qualidade de sono, tratamento de celulites, etc. Após essa definição, é o momento de escolher os óleos essenciais cujas propriedades abarcam o objetivo do blend. Recomenda-se que não ultrapasse a quantidade de quatro óleos essenciais em um blend caso você não tenha conhecimentos aprofundados em aromaterapia.

Durante a escolha dos óleos é importante levar em consideração que vários óleos essenciais têm propriedades similares, mas geralmente essas propriedades ocorrem por diferentes mecanismos de ação. Caso você não tenha um conhecimento aprofundado sobre esses mecanismos, uma dica simples que pode ajudar a ter óleos essenciais com ações complementares no seu blend é escolher opções de diferentes famílias olfativas. Por exemplo: um óleo essencial amadeirado, mais um óleo herbal e um óleo essencial floral. Essa estratégia poderá ser útil para ampliar o potencial de ação de seu blend.

A importância da volatilidade para o blend

Um outro passo que pode ser interessante na sua formulação é seguir um padrão variável de quantidade de óleos essenciais de acordo com sua volatilidade: menor quantidade para óleos menos voláteis e maior quantidade para óleos mais voláteis. Dessa forma, você garante que seu blend terá uma ação potente a curto prazo, mas também a longo prazo.

Isso ocorre, pois óleos menos voláteis como aqueles provenientes de madeiras e resinas (copaíba, olíbano, vetiver, por exemplo) eles demoram mais para iniciar seus efeitos, mas tem uma duração maior. Os óleos menos voláteis, por sua vez, têm uma ação rápida, mas pouco duradoura (cítricos, florais, alguns herbais). Colocar uma mistura de óleos essenciais de diferentes volatilidades em proporções diferentes assegura um tempo de efeito imediato e ao mesmo tempo duradouro, além de ter um aroma mais agradável e tolerável.

Caso você queira deixar uma mistura pronta para ajudar a favorecer o sono para uso em adultos, você pode utilizar em 20ml de óleo vegetal:

Observe que são utilizados muito mais gotas de óleo essencial de Bergamota que óleo essencial de Vetiver, pois a densidade de ambos é muito diferente. Para facilitar, segue abaixo uma lista simplificada para te ajudar a saber a densidade dos óleos essenciais.

DensidadeProporçãoDescriçãoExemplos
AltaBaixaÓleos vindos de raízes, madeirasVetiver, Sândalo, Mirra, Olíbano
MédiaMédiaÓleos florais, herbais e arbóreosCapim Limão, Alecrim, Gerânio
BaixaAltaÓleos cítricosBergamota, Laranja, Limão Siciliano
Tabela de densidade para blends de óleos essenciais

Gostou? Então, siga a Via Aroma em nosso Instagram de Aromaterapia para acompanhar as postagens do blog e ter dicas semanais de uso dos óleos essenciais.

Veja também:

Um comentário em “Como montar um blend com óleos essenciais

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: