Existe um grande mito em torno dos óleos essenciais que prega o seguinte: caso sejam puros, eles nunca causam alergia. Essa afirmação pode não apenas confundir os usuários de produtos naturais, como também os expor a riscos desnecessários. Afinal, o que significa os alergênicos citados nos rótulos de nossos óleos essenciais? Sem sofrimento, viemos trazer esclarecimentos para você sobre esse assunto!
Óleo essencial têm alergênicos?
Antes de tudo, você precisa compreender que dentro da composição bioquímica natural dos óleos essenciais estão contidas dezenas, ou até mesmo centenas, de componentes. Alguns deles já estão relatados em listas internacionais de segurança como sendo potencialmente alergênicos. Isso é necessário para caso o usuário (você, como consumidor) seja sensível a essas substâncias, ou mesmo expostos à sua utilização inadequada.

Desta forma, no caso dos óleos essenciais, trazemos em nossos rótulos a informação de presença de alergênicos naturais na composição destes óleos justamente para evitar qualquer sensibilização desnecessária para você, nosso cliente. Assim, você fica ciente de possíveis alergênicos e evita o risco de reação aos nossos produtos.
Por que algumas empresas não sinalizam alergênicos nos óleos essenciais?
Apesar de tudo, você pode ainda estar se questionando, especialmente se já viu alguns rótulos de óleos essenciais sem essa indicação de alergênicos por aí. Muitas vezes, somos questionados se a presença dos alergênicos citados nos rótulos dos óleos essenciais são indicativos de substância sintéticas adicionadas à extração natural. Contudo, não é bem assim, e a explicação para isso é simples – nada de óleo adulterado!

A Via Aroma é uma indústria brasileira e, como tal, somos regidos pelas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, devemos sempre nos ater às regulamentações nacionais deste órgão. No caso dos óleos essenciais, também são produtos notificados na Anvisa, na categoria de cosméticos. Portanto, é obrigatória a inclusão destes potenciais alergênicos no rótulo – segundo a RDC N.º 530 de 04/08/21.
Claro, não podemos falar pelas demais empresas, porém aqui na Via Aroma prezamos sempre pela transparência. Queremos ser sempre claros com você, nosso cliente, para não haver dúvidas: nossos óleos essenciais são 100% puros e naturais!
Ressaltando que os alergênicos citados são componentes naturalmente presentes e extraídos das plantas, sendo pertencentes à própria composição dos óleos essenciais. Assim, asseguramos a composição 100% natural de nossos óleos essenciais e sinalizamos nossa preocupação e cuidado em fornecer produtos seguros e de qualidade para todos.
Todos os óleos essenciais têm alergênicos?
Não podemos dizer todos, mas nem sempre todos os alergênicos são identificados no rótulo – apenas a partir de uma determinada concentração. A quantidade de alergênicos em cada óleo essencial é bastante variável de acordo com a espécie de plantas e o local em que as plantas são produzidas.

No entanto, indústrias cosméticas e que trabalham com matéria-prima natural precisam se atentar a quantidade máxima destes compostos presentes em suas formulações, seguindo o manual da IFRA (International Fragrance Association), garantindo a segurança dos usuários que possam manifestar reações de alergia e sensibilidade aos compostos listados como potencialmente alergênicos.
Alergênicos que você encontra em nossos rótulos:
Alguns dos compostos voláteis naturalmente presentes em óleos essenciais que estão na lista de potenciais alergênicos são:
- Limoneno: é um componente comum em óleos essenciais extraídos de cítricos, como limão, laranja e grapefruit. Pode causar irritação na pele em algumas pessoas sensíveis.
- Linalol: encontrado em óleos essenciais de lavanda, alecrim e manjericão, entre outros. Pode causar irritação cutânea e reações alérgicas em certos indivíduos.
- Geraniol: presente em óleos essenciais de rosa, gerânio e palmarosa. Pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.
- Citral: encontrado em óleos essenciais de lemongrass/capim-limão, melissa e verbena. Pode ser irritante para a pele e mucosas.
- Eugenol: presente em óleos essenciais de cravo, canela e manjericão. Pode causar reações alérgicas e irritação cutânea em uma porcentagem significativa de pessoas.
Quer ver mais óleos essenciais naturais? Confira em nosso site!
Acompanhe nossas redes sociais:
Deixe uma resposta