Qual a diferença de óleo vegetal e óleo essencial?

É comum vermos confusão por parte das pessoas sobre o que é óleo essencial e o que é óleo vegetal. Para muitos, “é tudo óleo”. Na verdade, não é bem assim… Eles são produtos bastante diferentes e esse será o texto definitivo para você não confundir mais os dois tipos de óleos. Vem entender a diferença de óleo vegetal e óleo essencial!

O que é óleo vegetal?

Primeiramente, os óleos vegetais são materiais produzidos pelo metabolismo primário das plantas, no processo de fotossíntese. Servem de alimento para as plantas e têm um teor altamente nutritivo, compostos por vitaminas, sais minerais, ácidos diversos e outros nutrientes.

Nomeados como ácidos graxos, esses compostos se formam por moléculas de cadeias longas, resultando num produto denso de característica oleosa. São emolientes da pele, por isso chamados de hidratantes, servindo à nutrição celular e do organismo como um todo. Em geral, são extraídos de castanhas e sementes como amêndoas, coco, macadâmia, semente de abacate, semente de manga, entre outros.

Assim como os óleos essenciais, cada óleo vegetal tem suas próprias propriedades e características nutricionais específicas, além de um conjunto individualizado de composição de vitaminas. Por exemplo, o óleo de coco tem características antifúngicas. Já o óleo de andiroba tem função antialérgica, além de ser repelente. O óleo de abacate é um dos mais nutritivos e emolientes sendo muito indicado para peles extremamente secas, enquanto o óleo de jojoba e óleo de semente de uva são menos densos, com características adstringentes e são mais indicados para peles oleosas.

Comumente se tem a ideia de que óleos vegetais servem na aromaterapia apenas para diluir os óleos essenciais, o que é um grande engano. Justamente por terem diversas propriedades específicas, acabam sendo confundidos com óleos essenciais. Na aromaterapia clínica, há sempre a busca pelo uso de óleos vegetais específicos. Assim, alinhe as propriedades dos mesmos com o objetivo que você deseja alcançar, em conjunto com os óleos essenciais.

O que é óleo essencial?

Ademais, a principal diferença de óleo vegetal e óleo essencial é a cadeia de moléculas. Os óleos essenciais, por sua vez, são resultados do metabolismo secundário das plantas e têm o objetivo adaptativo para as mesmas. São compostos de cadeias pequenas o bastante para serem voláteis e, ao contrário de alguns mitos, não tem características nutritivas, pois não possuem vitaminas, minerais e ácidos. Óleos essenciais são compostos terpênicos com funções e características muito diferentes dos óleos vegetais. E apesar de serem comumente chamados de “óleos” por serem lipossolúveis (solúveis em gorduras, não em água), eles não têm características oleosas.

A combinação de óleos essenciais e óleos vegetais é capaz de produzir composições seguras e poderosas no cuidado do dia a dia, potencializando o efeito de suas propriedades. E você, já conhece os óleos vegetais da Via Aroma e suas propriedades? Confira nosso e-book de bases carreadoras para conhecer saber tudo sobre nossas bases neutras.


Quer óleos essenciais 100% naturais? Adquira aqui!

Acompanhe nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: