Uso de óleos essenciais em diferentes profissões

Frequentemente, as pessoas se encantam com os óleos essenciais e se interessam por incluí-los na sua vida para além do uso doméstico. Esse movimento pode ocorrer associando a aromaterapia dentro de práticas de trabalho que já fazem parte do contexto profissional da pessoa, ou pode se dar como uma forma de mudança de carreira. De qualquer forma, é possível o uso de óleos essenciais contemplando diversas profissões e áreas de atuação.

Profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeutas, terapeutas integrativos e outros na área da saúde e bem-estar podem incorporar os óleos essenciais no consultório, durante o atendimento, ou mesmo montar blends de óleos essenciais para que o cliente utilize em casa como uma forma dar continuidade no tratamento à distância. O uso dos OE no consultório é uma prática mais simples e segura, desde que você tenha um conhecimento relativamente aprofundado desses compostos para evitar sensibilizações da pele e irritações olfativas.

No entanto, a indicação de uso por períodos maiores ou para casos mais específicos, requer que o profissional busque cursos mais aprofundados que irão orientá-lo em relação não apenas à potencialidade dos óleos essenciais, mas também acerca do seu uso seguro, diferentes formas de aplicação e sobre os muitos cuidados com pacientes de grupos de exceção (idosos, gestantes e crianças). Assim, você será capaz de indicar o uso adequado para seus clientes em uma abordagem da aromaterapia denominada aromaterapia clínica. Até mesmo veterinários têm estudado aromaterapia clínica especializada em animais e incluindo como parte dos atendimentos no consultório.

Outra possibilidade de uso profissional dos óleos essenciais está ligada à aromaterapia estética e/ou cosmética. Profissionais do ramo da beleza podem incluir produtos da aromaterapia nos seus atendimentos, seja de estética capilar, corporal ou facial, oferecendo tratamentos naturais como opção. Nos últimos tempos, muitas pessoas vêm empreendido na aromaterapia cosmética a partir da confecção de produtos para cuidados estéticos utilizando óleos essenciais. Esse é um ramo que tem crescido bastante de forma artesanal, mas também industrial. Para iniciar nesse campo de atuação, são necessários estudos não apenas sobre os óleos essenciais, mas também sobre cuidados estéticos em si. Então, para quem já atua no ramo fica mais fácil.

Por fim, existem diversos profissionais que atual com a chamada psicoaromaterapia. Diferente da aromaterapia clínica cujo enfoque é no tratamento das questões corporais levando em conta as moléculas químicas dos óleos essenciais, a psicoaromaterapia utiliza os óleos essenciais de forma sutil, com foco em questões emocionais, espirituais e/ou energéticas. Essa forma de aplicação, apesar de geralmente utilizar dosagens mais diluídas dos óleos essenciais, torna necessário que o profissional tenha outras formações que o instrumentalize na capacidade de dar suporte emocional aos clientes, para além da indicação dos óleos essenciais. Ou seja, ideal para psicólogos e psicoterapeutas que buscam abordagens alternativas dentro da psicologia, especialmente quando aplicada de uma forma complementar aos métodos mais tradicionais de psicoterapia.

Agora que você conheceu algumas formas de trabalhar com aromaterapia, pense se há interesse em alguma das atuações mencionadas e não deixe de buscar uma formação adequada para tal. A Via Aroma estará com você nessa empreitada fornecendo produtos de qualidade garantida para você e seus clientes.


Compre óleos essenciais 100% naturais no nosso site.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: