Benefícios dos óleos essenciais na capacidade cognitiva

Quando se trata de ação neuropsicológica, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia e benefícios dos óleos essenciais. Por vezes, acreditam que a ação percebida pelos usuários da aromaterapia advém de efeito placebo e não de uma ação real e comprovável no sistema nervoso central. Esse é um equívoco comum, mas que pode ser facilmente rebatido por dezenas de pesquisas, dentre as quais citaremos algumas a seguir.

Embora a Via Aroma preze por uma postura cruelty-free (não apoiamos ou realizamos testes em animais), é válido citar que existem sim muitas pesquisas em universidades e centros de estudo que utilizam esse método para testagens. Apesar de muitos testes sobre os óleos essenciais serem com cobaias animais, não é apenas em pesquisas com animais que foi possível observar a eficácia dos óleos essenciais em promover melhora do desempenho cognitivo. Apesar de os estudos feitos com seres humanos não consigam explicar exatamente o mecanismo de ação pela qual as moléculas aromáticas são capazes de agir no sistema nervoso central, é sim possível quantificar o efeito de sua utilização, como veremos a seguir.

Mulher com fones de ouvido e uma caneta na mão, concentrada em um momento de estudo. Ao lado, citação do texto com os dizeres "Não há dúvida sobre como os óleos essenciais podem ser uma ferramenta aliada para pessoas que desejam melhorar seu desempenho nos estudos ou nas atividades que exigem grande desempenho cognitivo".

OE Alecrim x OE Lavanda

Em um estudo comparativo1 sobre a eficácia da aromatização de ambiente com os óleos essenciais de Alecrim e Lavanda em 144 participantes buscou avaliar o efeito destes dois compostos no desempenho cognitivo por meio de testes. A partir da comparação dos dados, foi possível concluir que o OE Alecrim produziu uma melhoria significativa de desempenho cognitivo, bem como aumento da qualidade geral da memória e fatores de memória secundária em relação ao grupo controle e ao grupo que usou o OE Lavanda. Os participantes que utilizaram a lavanda tiveram um decréscimo significativo no desempenho da memória de trabalho e também tiveram seu tempo de reação prejudicados para tarefas baseadas na memória e na atenção³.

Óleo Essencial Menta Piperita e a cognição

Ainda, uma outra pesquisa a respeito de funções cerebrais2 mostrou um comparativo de desempenho cognitivo de pacientes após a administração do Óleo Essencial de Menta Piperita (hortelã pimenta) e um grupo placebo. Através desse estudo, pode-se comprovar que o hortelã pimenta modulou de forma benéfica o desempenho em tarefas cognitivas exigentes e atenuou o aumento da fadiga mental associada ao desempenho prolongado de tarefas cognitivas em adultos, mostrando os efeitos positivos desse óleo na cognição humana.

OE Menta Piperita x OE Ylang Ylang

Também realizado com o OE Menta Piperita, um novo estudo3 realizou um comparativo de seu efeito com o Óleo Essencial de Ylang Ylang. A pesquisa demonstrou que a hortelã pimenta aumentou o estado de alerta dos participantes, além de melhorar a memória e a velocidade de processamento de informações. Enquanto isso, o OE Ylang Ylang aumentou o tempo de processamento de informações e prejudicou o desempenho da memória, embora tenha despertado um estado de calma nos participantes.

A partir desses e muitos outros estudos, sabemos cada vez mais sobre as propriedades benéficas dos óleos essenciais. Não há dúvida sobre como os óleos essenciais podem ser uma ferramenta aliada para pessoas que desejam melhorar seu desempenho nos estudos ou nas atividades que exigem grande desempenho cognitivo. Quer saber mais sobre como utilizar os óleos essenciais? Não deixe de baixar nossos e-books e ficar por dentro do mundo da aromaterapia.

Referências bibliográficas

  1. Aromas of rosemary and lavender essential oils differentially affect cognition and mood in healthy adults. Acessado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12690999/
  2. Volatile Terpenes and Brain Function: Investigation of the Cognitive and Mood Effects of Mentha × Piperita L. Essential Oil with In Vitro Properties Relevant to Central Nervous System Function. Acessado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30087294/
  3. Modulation of cognitive performance and mood by aromas of peppermint and ylang-ylang. Acessado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18041606/

Compre seus óleos essenciais 100% naturais no nosso site.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: