Como ajudar a recuperar o olfato em caso de anosmia pós-covid

Um dos sintomas comuns da COVID-19 observados durante todo o período da pandemia é a perda de olfato. Pouco tempo depois da contaminação, muitas pessoas relataram parar de sentir o cheiro e o gosto das coisas. Embora boa parte de quem sofreu esse sintoma na fase aguda da doença acabe recobrando o olfato e o paladar aos poucos, algumas pessoas tem essa melhora de forma muito lenta e algumas, mesmo após meses do contágio, não conseguiram ter sensações olfativas da mesma forma que antes.

Para isso, foram testados protocolos de treino olfativo que se mostraram bastante eficazes, auxiliando que as pessoas recobrassem aos poucos o olfato, mas também ajudando a desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de reconhecer e identificar cheiros variados e tornando o olfato das pessoas ainda melhor que antes de contraírem a COVID-19.

Treino olfativo com óleos essenciais

Para começar o treino olfativo, separe quatro óleos essenciais de aroma bastante distintos, preferencialmente que sejam conhecidos por você. Você pode escolher óleos essenciais de diferentes famílias olfativas, como um óleo amadeirado, um floral, um herbal e uma especiaria. Dê preferência para óleos de aroma mais intensos, como Lemongrass/Capim Limão, Menta Piperita (hortelã pimenta), Lavanda e Alecrim. Evite óleos com cheiro muito sútil, como o caso do Limão Siciliano, da Palmarosa e alguns outros de aromas mais suaves.

Durante o período de sete a dez dias, separe 10 a 15 minutos para realizar o seu treino duas vezes ao dia com calma, sem pressa. Siga o passo a passo:

  1. Disponha os 4 óleos escolhidos à sua frente com 4 bolinhas de algodão.
  2. Um a um, pingue o óleo essencial no algodão e inale profundamente durante 1 minuto.
  3. Após esse período espere um minuto para descansar o olfato e passe para o próximo óleo essencial, pingando-o no algodão e inalando.
  4. Repita este processo com os quatro óleos essenciais, lembrando sempre de fazer um intervalo de 1 minuto entre cada um deles. Após terminar, repita uma segunda vez o processo com todos os óleos essenciais.

Se quiser, ao final dos 7 dias pode escolher trocar de óleos essenciais, assim você treinará receptores olfativos diferentes. E com o passar dos dias você irá notar uma significativa melhora na sua capacidade de sentir e reconhecer diferentes cheiros no seu dia a dia. Tenha disciplina e frequência, faça o treino olfativo todos os dias pelo menos duas vezes ao dia e não se arrependerá da experiência.

Gostou da dica? Encaminhe para pessoas que você conhece que perderam o olfato com a COVID-19, ou faça você mesmo e compartilhe conosco sua experiência nas redes sociais, lembrando sempre de marcar nosso Instagram.

Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: