O que é geoterapia?

Traduzindo ao pé da letra, o termo geoterapia seria descrito como “a cura pela terra”. A geoterapia é um processo que usufrui das propriedades terapêuticas dos minerais e outros compostos presentes nos diferentes tipos de fontes extraídas do solo, principalmente das argilas. Cada cor de argila é determinada pela sua composição única derivada da combinação de diferentes compostos minerais que lhe darão características terapêuticas a serem utilizadas para diversas finalidades.

As argilas podem ser usadas para diferentes propósitos, tais como: tratamento de inflamações, infecções ou inchaços no corpo, melhora da circulação sanguínea, eliminação de toxinas e diferentes cuidados estéticos de pele e cabelos. Para o tratamento são feitas máscaras (no caso de cabelo e rosto) ou cataplasmas. Em ambos os casos a argila é utilizada úmida, podendo ser adicionados extratos vegetais, óleos, géis, hidrolatos (água floral), chás ou mesmo soro fisiológico para esse fim. No caso do cataplasma, a massa feita com a argila é colocada em um tecido que é enrolado em uma determinada parte do corpo.

Antes de utilizar as argilas associadas ao uso de óleos essenciais, vale lembrar que elas não são capazes de diluir os óleos essenciais, portanto, é preciso diluir o óleo essencial previamente em uma pequena quantidade de óleo vegetal ou ao menos dispersar no gel antes de misturá-los com a argila. Você pode utilizar hidrolatos ou soro fisiológico para ajudar na hidratação da argila, formando uma pequena pastinha cremosa. Aplique na pele a pasta de argila, espalhando bem sobre a área desejada. Mas, atenção: evite deixar secar para a argila não retirar a umidade natural da pele. Utilize um spray com soro ou chá sem açúcar para bater no local de aplicação da argila e mantê-la hidratada.

Conheça as propriedades de algumas argilas:

Argila Branca: Para peles sensíveis e desidratada. Ela conta com um PH bem próximo da pele, com isso, é uma ótima aliada no processo de clareamento de manchas, ajuda na cicatrização da pele e contribui para absorção de oleosidade sem causar a desidratação da cútis.

Argila Vermelha: Adequada para todos os tipos de pele, principalmente para as sensíveis. Tem alto poder de regeneração. Possui em sua composição óxido de ferro, cobre e silício. A argila vermelha também auxilia no combate aos radicais livres; por consequência, previne o envelhecimento precoce.

Argila Verde: É rica em alumínio e silício.  Por conter propriedades adstringentes, antibacterianas e esfoliantes, trata muito bem os cravos e espinhas, comumente sendo indicada para peles oleosas. Reduz a aparência dos poros abertos.

Argila Amarela: É rica em silício. Tem o potencial de regenerar os tecidos e estimular o rejuvenescimento da pele. Além disso, faz com que a pele tenha mais elasticidade e melhor produção de colágeno, bem como reduz as rugas e possíveis inflamações.

Argila Preta:  É conhecida como lama vulcânica, pois é retirada de grandes profundidades. Suas propriedades estimulam a pele, dando um aspecto mais saudável. A argila preta também é antioxidante. Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.

Se você gostou e quer utilizar da geoterapia para se cuidar, conheça as argilas que temos disponíveis em nossa loja. Também temos gel para dispersar os óleos essenciais antes de misturá-los na argila. Mas, atenção, antes de sair correndo para fazer uma maravilhosa máscara de argila para sua pele, fique atento: o uso da argila é contraindicado em casos de feridas na pele, pancada recente, com menos de 48 horas e veias varicosas.

Compartilhe com a gente o seu uso das argilas lá no nosso Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: