Cheiros que combinam: dicas para montar um blend perfumado

Nem sempre quando montamos um blend o cheiro fica muito agradável. Quem acompanha nossos conteúdos já sabe que muitos óleos essenciais não têm um cheiro tão agradável, mas seus benefícios terapêuticos são inúmeros. Se você tem dificuldade em montar um blend que fique com aroma agradável, mantendo a intenção de uso dos óleos essenciais, não perca as dicas deste post!

Aqui no blog, já falamos sobre algumas questões importantes sobre como montar seu blend de óleos essenciais de acordo com a intensidade dos cheiros e das famílias olfativas. Para quem ainda assim está tendo dificuldades para fazer uma mistura cujo cheiro se torne de fato agradável, iremos dar mais algumas dicas para testar possíveis combinações de aromas.

Um dos métodos utilizados na testagem de combinações de aromas dos óleos essenciais na perfumaria foi desenvolvido por Jean Charles, e o método recebe seu nome. Foi desenvolvido em duas versões, uma mais simples e outra mais complexa. Aqui, vamos ensinar a forma mais simples e que, ainda assim, será de grande ajuda para começar a aprender sobre combinações de cheiros e a ter mais confiança para poder montar suas próprias misturas de aroma e utilizar no Aromatizador Elétrico, Difusor Ultrassônico ou em outras situações. Confira o passo a passo abaixo.

Passo a passo: método Jean Charles

  1. Para começar, separe três óleos essenciais que você deseja misturar para usufruir de suas propriedades (nomearemos de óleos A, B e C para título de exemplo).
  2. Separe também quatro embalagens de vidro de 10ml (podem ser vidros antigos de óleos essenciais que já acabaram, devidamente higienizados) ou quatro fitas olfativas (pode ser tirar de papel para aquarela).
  3. Agora, atenção! Pingue as gotas nos vidros/fitas seguindo a seguinte proporção:
    • No primeiro vidro/fita, pingue uma gota de cada óleo essencial (1gt de A, 1gt de B e 1gt de C), experimente o cheiro que foi criado.
    • No segundo vidro/fita, pingue 2gts de óleo essencial do óleo A e apenas 1 gota dos óleos restantes (2gt de A, 1gt de B e 1gt de C), experimente o cheiro que foi criado.
    • No terceiro vidro/fita, pingue 2gts de óleo essencial do óleo B e apenas 1 gota dos óleos restantes (1gt de A, 2gt de B e 1gt de C), experimente o cheiro que foi criado.
    • No quarto vidro/fita, pingue 2gts de óleo essencial do óleo C e apenas 1 gota dos óleos restantes (1gt de A, 1gt de B e 2gt de C), experimente o cheiro que foi criado.
  4. Faça comparações entre o cheiro presente em cada vidro ou fita. Perceba qual combinação lhe agradou mais olfativamente. Esse teste irá lhe ajudar na escolha da predominância olfativa do blend que você irá montar, para que esteja mais próximo do desejado.

Você pode fazer esse teste com números variados de óleos essenciais e para isso pode diluí-los previamente em álcool de cereais (1 gt de óleo essencial para cada 10 gts de álcool de cereais). Dessa forma você evita gastos desnecessários de óleo essencial nos testes e pode aproveitar para explorar mais esse universo de misturas de cheiros. Por meio dos testes e experimentos, você não apenas desenvolverá um repertório olfativo maior, como irá desenvolver seu olfato para o reconhecimento de cheiros e suas combinações. Aproveite!


Gostou? Acesse nosso site e compre óleos essenciais 100% puros!

Acompanhe nossas redes sociais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: