Dicas para se aprofundar nos estudos de cada óleo essencial

Ao iniciar o uso dos óleos essenciais, muitas pessoas se sentem perdidas com a grande variedade de óleos essenciais e suas diversas propriedades e as muitas informações que são divulgadas por aí. Tentar assimilar em quantidade e de forma misturada sobre os óleos essenciais pode se tornar arriscado, pois leva à insegurança e confusão dentro das diversas possibilidades. Vem com a gente que vamos ajudar nesse processo!

É comum vermos pessoas que utilizaram óleos essenciais trocados em um momento de pressa, que tenham tentado fazer substituições mal sucedidas, ou negligenciaram contraindicações por terem se sentido confusas com óleos essenciais potencialmente similares. Neste post, vamos te ensinar a melhor forma de estudar sobre os óleos essenciais para aprender de forma definitiva e eficaz, mas sem pressa.

Passo 1: experiência olfativa individual

Primeiro, escolha um óleo essencial no qual irá aprofundar o seu conhecimento. Comece conhecendo-o olfativamente, tentando descrever o cheiro por meio de sensações, lembranças ou analogias com outros sentidos (cheiro quente, cheiro de chuva, cheiro de mato, muito intenso, aroma fraco, etc). Inicie sempre pelo seu contato com o óleo essencial, sem se deixar influenciar por leituras.

Cada organismo é único e pode experimentar um óleo essencial de forma individual, assim como ocorre com diversos medicamentos ou mesmo cosméticos. As pessoas com pele seca e oleosa, por exemplo, tem uma experiência muito diferente com o mesmo produto. Isso também pode acontecer com os óleos essenciais.

Passo 2: busque referências

Um segundo passo após esse contato inicial é buscar referências para descobrir mais sobre esse óleo. A primeira fonte de busca interessante é no site da própria empresa que vende os OE. Na loja online Via Aroma, na parte descritiva sobre cada produto, você já encontra muitas informações a respeito de sua composição química e as principais propriedades e benefícios de cada um deles. Nessa página há informações básicas como contraindicações, algumas propriedades e formas de uso.

Quer se aprofundar mais? Não pare por aí! A partir disso, expanda as buscas para sites ou redes sociais de pessoas que demonstrem domínio e formação avançada sobre o assunto. Vale incluir na busca livros especializados em aromaterapia e sites de pesquisas científicas.

Veja todos os e-books gratuitos da Via Aroma sobre o uso de óleos essenciais!

Observe o que aparece mais comumente em suas pesquisas sobre as propriedades daquele óleo. Faça uma lista de propriedades mais citadas e uma lista de propriedades que apareceram pouca ou apenas uma vez. Desta forma, você estará fazendo um estudo aprofundado que garantirá a separação de informações que são fatos, daquelas que são especulações. Anote também características da planta que dá origem àquele óleo essencial e suas contraindicações. São informações importantes para a segurança de não confundir plantas com nomes similares e não fazer uso inadequado daquele óleo essencial.

Passo 3: a química dos óleos essenciais

Um último passo importante é, mesmo que você ainda não entenda muito da química dos óleos essenciais, anote sobre os principais componentes desse óleo. Depois, com o passar do tempo e absorção dessas informações, por meio da relação entre os principais componentes e as principais propriedades do óleo essencial, você conseguirá entender melhor como fazer substituições. O mesmo acontecerá com a capacidade de reconhecer olfativamente um óleo, pois você conseguirá compreender cada vez mais sobre a relação entre o cheiro, as moléculas químicas e as propriedades dos óleos essenciais.

Tornar-se um conhecedor especializado em óleos essenciais requer tempo de estudo, dedicação e muita curiosidade. Mas, é possível trilhar um caminho bastante satisfatório de conhecimentos sobre o uso e benefícios destas substâncias tão poderosas. Não desista e compartilhe conosco esta experiência.


Acesse nosso site para comprar óleos essenciais 100% naturais!

Acompanhe nossas redes sociais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: