O uso dos óleos essenciais para melhora do sono

Muitas pessoas iniciam seu caminho no uso dos óleos essenciais ao se deparar com os benefícios oferecidos pelo óleo essencial de Lavanda. E a propriedade mais comum desse óleo, que o leva para casa de tantas pessoas, é a capacidade da Lavanda de auxiliar na qualidade do sono. Claro que a eficácia do óleo essencial de Lavanda não é de 100%, mas na grande maioria das vezes, ele é realmente capaz de ter um efeito na indução do sono e na melhora da qualidade do mesmo.

Problemas de sono são um dos motivos que levam um enorme número de pessoas a buscar alternativas medicamentosas. O sono é um dos primeiros fatores afetados por questões emocionais, sejam elas patológicas como no caso de depressão e ansiedade, ou alterações emocionais cotidianas. Existe, ainda, um agravante na relação entre doenças psicoemocionais e insônia pois, ao ter redução da qualidade de sono, os quadros de alteração emocional se agravam, levando novamente à uma piora no quadro de sono. Portanto, dormir com qualidade é fator de extrema importância tanto para nossa saúde mental, quanto para a saúde do nosso corpo físico.

Contudo, reforçamos que nem sempre a Lavanda é capaz de ser 100% eficaz no seu papel sedativo, ainda que diversas pesquisas já tenham comprovado sua eficácia para esse papel. Da mesma forma, no entanto, existem medicações alopáticas que nem sempre cumprem esse papel, ainda que sejam indicadas para isso. Essa ineficácia se deve às diferenças individuais de cada organismo. Mas não se preocupe, se a Lavanda não funcionou para você, vamos lhe apresentar outras possibilidades.

  • Camomila: Tanto a Camomila Romana (Anthemis nobilis) quanto a Camomila Azul/Alemã são bastante reconhecidas por suas propriedades relaxantes e sedativas, sendo úteis para diminuir a ansiedade e o estresse além de induzir e melhorar a qualidade do sono.
  • Bergamota (Citrus bergamia): O óleo essencial de bergamota é uma rica mistura de compostos presentes no óleo essencial de lavanda (acetato de linalila e linalol) em conjunção com o limoneno, comumente presente de forma abundante nos óleos cítricos. Essa mistura é bastante calmante para todo o sistema nervoso central, relaxando o corpo e a mente para uma boa noite de sono.
  • Manjerona (Origanum majorana): Este é um óleo essencial bastante citado por suas propriedades relaxantes, acolhedoras e indutoras de sono. Seu aroma herbal costuma agradar facilmente o olfato e se torna uma opção incrível para potencializar a ação de outros óleos essenciais na melhora da qualidade do sono, tornando o ato de dormir ainda mais restaurador.
  • Copaíba (Copaifera officinalis): Um óleo estabilizador neurológico, relaxante, de aroma discreto e com uma potente ação neuroprotetora. Por seu potencial estabilizante, a copaíba se torna uma boa indicação para pessoas que não conseguem aprofundar o sono e que tem noites agitadas com vários despertares.
  • Litsea cubeba: quimicamente próximo do capim limão e da cidreira, o óleo essencial de Litsea cubeba tem efeito sedativo importante para pessoas tensas e nervosas, com dificuldade de relaxar e se desligar.
  • Ylang ylang (Cananga odorata): Embora seja conhecido por suas propriedades afrodisíacas, o ylang ylang tem propriedades sedativas bastante importantes quando usado em conjunto com outros óleos sedativos ou em maior quantidade. Seu efeito reduz a produção de hormônios do estresse, abaixa o funcionamento do sistema nervoso autônomo e promove um sono profundo e tranquilo.

Depois de tantas opções, como escolher o óleo adequado? Você não precisa testar todas as opções para descobrir o melhor óleo. Uma alternativa bastante interessante é conhecer o aroma dos óleos essenciais que você tem interesse em testar e escolher dentre eles aquele com aroma mais agradável para você. O fato de haver uma identificação olfativa positiva traz uma chance maior de eficácia no uso do óleo essencial. Caso ainda não consiga identificar a opção adequada, procure um profissional que poderá avaliar melhor as especificidades do seu caso de insônia e relacioná-las à melhor opção de óleo essencial para você.

Confira também nosso Instagram da Aromaterapia para mais dicas e sugestões de uso dos óleos essenciais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: